Geral
Decreto reduz cota de pescado em MS
Sexta-feira, 22 Fevereiro de 2019 - 14:59 | Redação
Decreto publicado nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, pelo governo do Estado, reduz pela metade para este ano a quantidade permitida para pesca amadora e esportiva, mas mantém para a temporada a cota de 400 quilos por mês para os pescadores profissionais. O decreto, que já está em vigor, também estipula a chamada “cota zero” a partir de 2020.
A cota atual de 10 quilos, mais um exemplar e cinco piranhas, passa a ser de 5 quilos, mais um exemplar – respeitados os tamanhos mínimo e máximo – e cinco piranhas. A intenção é estabelecer de forma gradual a “cota zero” para a pesca amadora e permitir a recuperação dos estoques pesqueiros.
A proibição a partir de 2020 vale para o transporte do pescado, explica o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Produção e Agricultura Familiar, Ricardo Senna. “O que é a ‘cota zero’? É a proibição do transporte pescado interestadual e intermunicipal. Então, o pescador que vai para o rio, pesca e trazia esse peixe, ele não vai poder fazê-lo mais. No entanto, é importante ressaltar que se o pescador, o turista, quiser trazer o pescado, não tem problema. Ele pode procurar um pescador profissional, a colônia de pescadores, o comércio varejista, comprar a quantidade de pescado que desejar e trazer com a nota fiscal e a guia de controle, sem problema nenhum”, disse.
Ele afirmou que o assunto vem sendo amplamente discutido desde 2015 e que a intenção inicial era de implementar a “cota zero” a partir de 2019, mas atendendo a pedidos do setor decidiu dar o prazo de mais um ano para a adequação à nova norma. Com o restabelecimento do estoque pesqueiro, o Governo do Estado espera incentivar a pesca esportiva sustentável em Mato Grosso do Sul.
Últimas Notícias
- Saúde - 20:07 App que incentiva doação de sangue já pode ser baixado
- Educação - 19:45 Educação técnica está entre investimentos mais rentáveis, diz pesquisa
- Justiça - 19:03 Ana Hickmann nega que divórcio não vá ocorrer pela Lei Maria da Penha
- Saúde - 18:52 Para prevenção de câncer, reeducandas realizam exames e testes para HPV
- Interior - 18:33 Cerimônia de inauguração do “Natal Luz Três Lagoas” é cancelada
- Julgamento - 18:00 Primeiro feminicida de 2023 pega 17 anos de prisão
- Morte de indígena - 17:50 Homem é condenado por matar indígena
- Polícia - 17:19 Morto em confronto com a PM tinha 72 passagens criminais
- Arma - 17:00 Pistolas escondidas embaixo da saia
- Naviraí - 16:50 Tio que tentou matar sobrinho durante briga por celular é preso