Geral
Decreto da posse de armas será editado até o dia 15, diz Onyx
Sexta-feira, 11 Janeiro de 2019 - 15:51 | Redação
O presidente Jair Bolsonaro deve assinar, até a próxima terça-feira (15), o decreto que regulamenta a posse de armas de fogo no Brasil, informou o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. O ministro fez a afirmação após a cerimônia de posse do novo comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, em Brasília, na qual estavam o presidente Jair Bolsonaro e várias autoridades federais.
Segundo o deputado Alberto Fraga (DEM-DF), que foi recebido há quatro dias pelo presidente Bolsonaro, o texto deve incluir anistia a portadores de armas irregulares, permitindo que o cidadão que tem arma em casa, sem registro ou com o documento vencido, faça o recadastramento.
De acordo com Fraga, o decreto também deve acrescentar um dispositivo que vai tirar do delegado da Polícia Federal o poder de decidir se a pessoa poderá obter a posse, além de elevar o prazo do registro da arma de três para 10 anos.
Fraga acrescentou que o decreto deverá ainda suprimir a necessidade comprovada para obtenção de posse de arma de fogo. Segundo o deputado, bastará o cidadão informar o motivo pelo qual deseja ter uma arma em casa. A justificativa não será mais um impeditivo.
A legislação é clara ao distinguir posse e porte de arma. A posse de arma de fogo, tratada no futuro decreto, permite ao cidadão ter a arma em casa ou no local de trabalho. O porte, que não será contemplado nesse decreto, diz respeito à circulação com arma de fogo fora de casa ou do trabalho.
Últimas Notícias
- Campanha - 16:01 Ato #JustiçaPorVanessaRicarte marca instalação do Banco Vermelho no MPT
- Água Clara - 15:45 Peão é condenado por matar colega
- Clima - 15:24 Alerta de tempestade na Capital
- Justiça - 15:00 Defensoria garante auxílio do INSS a morador com HIV em MS
- Poder Legislativo - 14:50 Projeto prevê sanções a comércios que venderem bebidas adulteradas em MS
- Campo Grande - 14:19 Morador é condenado por ofensas e ameaças contra vizinha em condomínio
- LOA - 13:40 MS terá R$ 27,190 bilhões em 2026
- Nacional - 13:20 Ministro do STF mantém prisão domiciliar de Bolsonaro
- Justiça - 13:10 Defensoria conquista absolvição em caso de tentativa de feminicídio
- Educação - 12:00 Revalida 2025: cartão de confirmação de inscrição está disponível