Geral
Criado em MS, 'Mãos EmPENHAdas' poderá ser usado país afora
Terça-feira, 14 Maio de 2019 - 15:54 | Redação
Portaria publicada nesta terça-feira, 14 de Maio, no Diário de Justiça, assinada pelo presidente do TJMS, Des. Paschoal Carmello Leandro, regulamenta a replicação do programa “Mãos EmPENHAdas” para que outras instituições, em todo o país, possam atuar no enfrentamento à violência contra a mulher, utilizando todo o programa, criado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.
A estatística apurada nas oito primeiras edições do programa mostram que 220 profissionais foram capacitados, em 43 estabelecimentos de beleza e cerca de 3.500 mulheres receberam algum tipo de informação sobre o tema.
Pela Portaria, o programa “Mãos EmPENHAdas” poderá ser replicado por outras instituições, seja organização governamental ou não-governamental que atue no enfrentamento à violência contra a mulher e que se responsabilize pela execução do programa, por meio de técnicos multiprofissionais que tenham expertise no assunto.
A instituição e seus técnicos ficarão responsáveis pela capacitação dos profissionais da área da beleza, parceiros, bem como pelo acompanhamento desses profissionais e para esclarecimentos de dúvidas e reposição de materiais.
Para se tornar um replicador, a organização interessada deverá encaminhar um pedido simples de autorização para replicação do “Programa Mãos EmPENHAdas contra a Violência” ao Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, com um breve relato de como pretende executar o programa na sua localidade.
Após a autorização do Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar encaminhará à autorizada todos os materiais disponíveis pertinentes à execução do programa.
O programa já foi replicado em salões de beleza de São Paulo e despertou interesse de outros órgãos. Segundo a juíza Jacqueline Machado, coordenadora da Mulher em MS e idealizadora do programa Mãos EmPENHAdas Contra a Violência, a “normatização serve para garantir que todos os Tribunais e demais instituições repliquem da forma correta, como o programa foi criado, evitando o desvirtuamento de seus objetivos, que é de prevenção de todas as formas de violência contra a mulher”, disse a juíza.
O programa “Mãos EmPENHAdas contra a Violência” capacita profissionais da área da beleza sobre os aspectos psicossociais e jurídicos da violência doméstica e familiar contra a mulher, para que possam orientar clientes que estejam em situação de violência doméstica e familiar sobre seus direitos e rede de atendimento, desmistificar esse fenômeno e multiplicar informações.
(Fonte: Assessoria de imprensa do Poder Judiciário)
Últimas Notícias
- Saúde - 20:07 App que incentiva doação de sangue já pode ser baixado
- Educação - 19:45 Educação técnica está entre investimentos mais rentáveis, diz pesquisa
- Justiça - 19:03 Ana Hickmann nega que divórcio não vá ocorrer pela Lei Maria da Penha
- Saúde - 18:52 Para prevenção de câncer, reeducandas realizam exames e testes para HPV
- Interior - 18:33 Cerimônia de inauguração do “Natal Luz Três Lagoas” é cancelada
- Julgamento - 18:00 Primeiro feminicida de 2023 pega 17 anos de prisão
- Morte de indígena - 17:50 Homem é condenado por matar indígena
- Polícia - 17:19 Morto em confronto com a PM tinha 72 passagens criminais
- Arma - 17:00 Pistolas escondidas embaixo da saia
- Naviraí - 16:50 Tio que tentou matar sobrinho durante briga por celular é preso