Geral
Cresce o número de conflitos armados em todo o mundo
Pesquisa revelou que em 2023, os números superaram 1946
Terça-feira, 11 Junho de 2024 - 12:45 | Redação

Um estudo realizado indica que o mundo registrou em 2023 o maior número de conflitos armados desde 1946. Só no ano passado, foram notificados 59 conflitos em todo mundo, sendo 28 deles na África, seguindo a pesquisa realizada pelo Instituto de Investigação de Paz de Oslo.
Apesar do grande número de conflitos, a quantidade de países envolvidos diminuiu, passando de 39 em 2022 para 34 em 2023. O número de mortos também caiu pela metade, sendo cerca de 122 mil mortes, de acordo com os dados coletados pela Universidade Sueca de Uppsala, juntamente com as organizações internacionais e não governamentais.
Apesar do número de mortes em combate ter diminuído, o valor dos agregados nos últimos três anos é o mais elevados das últimas três décadas. Depois da África, as regiões do mundo mais afetadas pelos conflitos são: Ásia, o Oriente Médio, a Europa e as Américas.
O estudo justifica o aumento do número de conflitos em parte da expansão do grupo jihadista Estado Islâmico, África e no Oriente Médio, com como ao envolvimento de um número crescente de atores não estatais, como jihadistas e milícias armadas.
Últimas Notícias
- Economia - 12:30 Caixa libera abono salarial para nascidos em julho e agosto
- Tentativa de homicídio - 12:11 Homem é esfaqueado por casal dentro de casa no bairro Amambaí
- Nacional - 11:55 Acumulada, Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 110 milhões
- Rio Verde de Mato Grosso - 11:30 Criança que atirou na mãe com arma do pai deve passar por avaliação do Conselho Tutelar
- Campo Grande - 11:12 Jovem de 18 anos é esfaqueado ao se relacionar com ex-mulher de faccionado
- Colisão Fatal - 10:50 Criança socorrida na BR-262 segue internada
- Junho Vermelho - 10:30 'Um final feliz': Com estoques em alerta, campanha convida população a doar sangue
- Paranhos - 10:13 Polícia identifica suspeito de furtos e cumpre mandado de prisão por tráfico
- Dourados - 09:50 Mulher é agredida na frente dos filhos durante festa no interior de MS
- Distrito de Anhanduí - 09:33 Homem fica ferido após ser atingido com canivete em festa junina