• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Carnaval 2022

Cowboy do rádio vira enredo de escola de samba

Ideia de homenagear o sertanejo da rádio foi da própria presidente da escola Catedráticos do Samba

O cawboy do rádio, como é conhecido, Miltinho apresenta todos os dias às 5h da manhã o programa Refazenda. (Foto: Marco Miatelo)

Conhecido como o Cawboy do rádio, o locutor Miltinho Viana vai ser homenageado pela escola Grêmio Recreativo os Catedráticos do Samba, de Campo Grande (MS), no carnaval de 2022. O samba-enredo conta a história do comunicador que é sucesso nas ondas da Rádio FM Cidade 97.

A ideia de homenageá-lo partiu da própria presidente da escola Marilene Pereira de Barros que é fã de Miltinho e sempre o acompanhou. A aceitação da proposta foi unânime e logo saiu o samba-enredo que fala de sonhos, amor, fé e saudades na vida do locutor.

Natural da cidade de Miranda, Miltinho adotou a Capital como cidade do coração. Até chegar ao rádio, ele fez de tudo um pouco na vida. Trabalhou em agência bancária, circo, engraxate e locutor de rodeio -- ofício que definiu seu estilo na rádio.

"A história dele rendeu um samba-enredo muito bacana. Foi uma grande inspiração. Vamos falar da vida artística dele, do seu princípio, do sonho de ser locutor de rádio e outros pontos importantes", salientou Marilene Pereira de Barros, presidente da Catedráticos.

O convite surpreendeu Miltinho que não tem qualquer ligação com samba. Porém, ele ficou emocionado e agradecido.

"No começo estranhei o convite porque meu negócio sempre foi sertanejo, participar de rodeio, laço cumprido. Nunca nem fui em carnaval. Mas a primeira vez que ouvi o enredo preparado pelos Catedráticos, nossa me arrepiei todo, é uma emoção que eu nunca tinha sentido antes", ressaltou Miltinho.

Marilene Pereira afirma que a escola está cheia das melhores expectativas em levar a história do locutor para o carnaval. "Decidimos homenageá-lo porque é alguém aqui de Campo Grande e muito querido. Sempre soubemos que ele não é do samba, mas quando o nome foi colocado todos aceitaram muito bem. Parece até que ele já viveu no samba", enaltece.

Miltinho confessou não ter contido as lágrimas quando ouviu sua história declamada em ritmo de samba. O locutor tentará estar sempre presente nos ensaios e apresentações da escola.

"Eu chorei, quando a bateria começou foi uma coisa de outro mundo. Minha esposa, meus filhos adoraram também. E não é só porque o enredo é sobre mim, mas os caras arrebentam. Eu farei questão de sempre que puder acompanhar os ensaios e nos eventos", finalizou.

Ficou curioso pra saber como ficou essa homenagem que virou enredo de samba. Pois vamos compartilhar aqui em primeira mão o samba que vai embalar na avenida no carnaval em 2022. Veja abaixo:

Miltinho Viana, o cowboy do rádio, a voz que encanta

Vai ecoar, quem vem lá, quem vem lá
Nessa história tão bonita
Águia Negra chegou num vôo especial
Cowboy do rádio é nosso carnaval

Um sonho de criança
Se tornou realidade
No serviço de alto falante
Surgi um locutor na FM cidade
De engraxate, foi rompendo barreiras
No picadeiro das raízes pantaneiras
A voz que encanta as nossas manhãs
Compositor, Miltinho Viana chegou

Galopa, sacode, levanta poeira do chão
Que vou trotando no seu coração
Eu quero é sentir, sua alegria
Nesse rodeio de amor e fantasia

Saudade do véio é demais
Cidade Miranda lembranças lhe traz
Onde tudo aconteceu
Não esquecera jamais
Em nossa senhora a devoção
Nas ondas do rádio leva oração
Pode aplaudir, comunidade unida
Catedráticos brilhando na avenida