Geral
Corumbá é escolhida em estudo nacional
Sábado, 16 Maio de 2020 - 17:36 | Redação
Corumbá foi escolhida para participar de um estudo nacional sobre a prevalência do COVID-19. Pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas – UFPel já começaram a realizar testes, em domicílio, de cerca de 250 moradores da cidade.
A pesquisa é coordenada pelo IBOPE Inteligência, e financiada pelo Ministério da Saúde. Seu objetivo é medir o nível de imunização da população brasileira ao coronavírus e identificar de que forma o vírus estar se propagando pelo Brasil.
O Secretário de Saúde, Rogério Leite conta “o morador será sorteado, caso aceite, irá ser submetido ao teste sanguíneo e ao questionário. Caso haja algum resultado positivo, todos os moradores da casa serão testados, e comunicarão a Vigilância Municipal que tomará as medidas cabíveis”.
O Chefe do Executivo Municipal, Marcelo Iunes complementa “essa pesquisa será muito boa para o município, pois ajudará a nortear as políticas públicas mais eficientes no combate à pandemia baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do vírus”.
A pesquisa
A pesquisa consiste na aplicação de um breve questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de coronavírus nos últimos 30 dias, além da realização de um teste sanguíneo rápido que utiliza metodologia por punção digital, ou seja, uma picadinha na ponta do dedo. O estudo será realizado em três etapas:
-1ª etapa: 14 e 15 de maio
-2ª etapa: 28 e 29 de maio
-3ª etapa: 11 e 12 de junho
Últimas Notícias
- Itahum - 18:04 Pecuarista foragido após matar vizinho
- Corumbá - 17:50 Monitorado por tornozeleira por descumprir medidas protetivas
- Educação - 17:30 Inscrições para o Enamed estão abertas; prazo segue até 18 de julho
- Política - 17:00 Pleito antecipado elege Mesa Diretora da Câmara para biênio 2027-2028
- Solidariedade - 16:54 Musicista pede doações para bancar cirurgia
- Prejuízo de R$ 100 mil - 16:44 Trio é preso em Operação Última Forma
- Poder Judiciário - 16:01 TJMS alcança 75% de acordos em audiências pré-processuais no 1º semestre
- PRF - 15:49 Carga de milho esconde 2,2 toneladas de maconha
- Poderes - 15:39 Deputados aprovam LDO que prevê R$ 27 bilhões para 2026 em MS
- Condenação - 15:10 Réu por estuprar idosa é condenado