Geral
Cordão Valu encerra Carnaval, com os pequenos do Valuzinho, e samba
De novo na Esplanada Ferroviária, nesta terça, Cordão se despede da Folia de Momo, de 2025, e terá show do Sampri
Terça-feira, 04 Março de 2025 - 12:17 | Redação

Já está com saudade do Cordão Valu? Fica tranquilo, folião. Nesta terça-feira de Carnaval, o mais importante bloco da Folia de rua de Campo Grande, volta à Esplanada Ferroviária, para a apresentação de despedida da Folia de Momo, de 2025. A concentração dos foliões, começa às 15h. Meia hora depois, às 15h30, o espaço será todo das crianças do Valuzinho, que vão brincar, ao som das marchinhas de Carnaval, a cargo da Banda de Marchinhas, até às 17h30.
“O Cordão existe para todas as famílias brincarem no nosso carnaval. E nós fazemos questão da presença das crianças; elas serão os nossos foliões, no futuro”, ressalta Silvana Valu, a presidenta do bloco. Para ela, é lindo ver a meninada toda vestindo fantasias, se divertindo no Cordão.
“O Valuzinho existe, para que elas participem e tomem gosto pelo samba e pela Folia. Os pais sabem que as crianças brincam no Valu, com toda a segurança”, acrescenta Silvana, que neste Carnaval, escolheu como tema de sua fantasia, a “Deusa do Ebano”, a divindade do ano, eleita pelo bloco baiano, Ilê Aiyê, um dos homenageados pelo Cordão.

A programação da terça-feira de Carnaval, do Cordão Valu, continua a partir das 18h, quando se inicia a parte dos shows da noite. O grupo Sambacaos, será a primeira atração, no palco, e irá apresentar o melhor do seu repertório musical, de sambas tradicionais e de roda. Durante a apresentação do Sambacaos, haverá a participação especial do cantor Edir Valu, outro especialista em samba raiz, mas que também manda ver, samba rock e de enredo.
Já a principal atração da festa do Cordão, serão as meninas do Sampri, com um variado repertório, que tem samba, clássicos da MPB, composições próprias, e outras brasilidades. Em meio à apresentação do grupo, haverá as participações especiais, da cantora Jucy Ibanez, e do cantor Silveira.
Infraestrutura - Na folia do Cordão Valu, desta terça-feira gorda de Carnaval, serão mantidos os mesmos serviços de apoio ao público, verificados na edição do sábado, 1º de março: No âmbito da festa, há um Ambulatório médico, instalado na Casa de Vidro, que fica próxima à Avenida Mato Grosso, para atendimento às pessoas que vierem a sofrer algum acidente ou mal súbito, durante a apresentação do Valu.

Permanecem ainda, na Esplanada postos, do Corpo de Bombeiros, da Cruz Vermelha, do Conselho Tutelar (voltado para a proteção de crianças e adolescentes), e de órgãos administrativos do município e do estado. O efetivo da Policia Militar, responsável pela segurança do público, conta com aproximadamente 400 policiais.
Este ano, o Cordão Valu homenageia, além dos 50 anos de criação do Ilê Aiyê, da Bahia, o primeiro bloco afro do país, também os 40 anos de atividades do Grupo TEZ – Trabalho e Estudos Zumbi, no estado, pela luta de ambos contra o racismo.
Últimas Notícias
- Nacional - 19:00 Governo brasileiro lamenta morte de jovem em vulcão na Indonésia
- Educação - 18:18 Meeting Internacional de Educação vai discutir futuro do ensino em MS
- Sidrolândia - 17:50 Operação nacional apreende toneladas de maconha em MS
- Economia - 17:29 Aumento do IOF é duro golpe no setor produtivo, alerta Setlog/MS
- 'Ferro Velho' - 17:00 Comerciante receptava bens públicos
- Intimação por WhatsApp - 16:55 Intimação de medidas protetivas por WhatsApp combatem o feminicídio
- Campo Grande - 16:30 Tio molesta sobrinha de 13 anos e é preso
- Carga proibida - 16:16 Anabolizantes ilegais e maconha 'dry' são localizadas em encomendas
- Oportunidades - 16:07 Seleção para estágio em Nova Alvorada do Sul recebe inscrição até dia 27
- Recheio de ervas - 15:55 Passageira com mala recheada de drogas é presa em Ponta Porã