Geral
Comitê Estadual conclui vistorias nas salas de depoimento especial em MS
Comitê concluiu vistorias em Mato Grosso do Sul, com inspeções finalizadas em seis comarcas
Quarta-feira, 04 Setembro de 2024 - 11:32 | Redação

O Comitê Estadual de Monitoramento e Assistência Operacional do Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência concluiu, na última semana, a inspeção das salas de depoimento especial nas comarcas do interior de Mato Grosso do Sul. As vistorias, realizadas entre Junho e Agosto, abrangeram todas as comarcas do Estado, com a presença final do juiz Giuliano Máximo Martins, presidente do comitê, nas comarcas de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Iguatemi e Sete Quedas nos dias 28 e 29 de Agosto.
O comitê, vinculado à Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), teve como objetivo avaliar as condições das salas de depoimento especial para garantir que estejam alinhadas com a metodologia do protocolo brasileiro de entrevista forense, aprovado pelo Conselho Nacional de Justiça.
Segundo o juiz Giuliano Martins, as inspeções revelaram a necessidade de pequenas adequações em algumas comarcas, já acolhidas pelos responsáveis, e identificaram algumas questões mais complexas em outras. Essas observações serão incluídas em um relatório a ser apresentado ao presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins, que avaliará a viabilidade de adequações futuras.
Martins destacou a importância do trabalho, ressaltando que a iniciativa é inédita e visa padronizar as instalações em todo o Estado, garantindo que o TJMS esteja na vanguarda no tratamento de casos envolvendo crianças e adolescentes. A avaliação geral foi positiva, com problemas encontrados considerados mínimos, refletindo o cumprimento da legislação e do protocolo estabelecido.
O juiz também enfatizou o caráter pioneiro das vistorias, afirmando que não há registro de experiências semelhantes em outros tribunais. O objetivo é manter o TJMS sempre atualizado e eficaz no suporte à infância e juventude.
A servidora da Coordenadoria da Infância e da Juventude, Doemia Ceni, acompanhou o juiz durante as vistorias.
Últimas Notícias
- Cúpula do Clima - 09:32 Em Belém, Lula abre Cúpula do Clima nesta quinta-feira
- Tráfico de drogas - 09:05 Perseguição policial termina em acidente
- Dourados - 08:50 Autor de furto em hospital e roubo a casa de idosos é preso
- Agenfa e Sefaz - 08:32 Atendimentos da Agenfa, IPVA e ITCD passam a funcionar em novo endereço em Campo Grande
- Saúde - 08:08 MS, PR e Paraguai assinam acordo para campanhas simultâneas de vacinação
- Bataguassu - 07:45 Mulher é agredida e queimada com ferro por companheiro
- Solidariedade - 07:30 Casa destruída após chuva
- Jardim - 07:15 Preso autor de feminicídio
- Ponta Porã - 07:05 Agepen anuncia melhorias em presídio
- Charge - 07:00 Temporal com ventos fortes causa estragos em Campo Grande

