Geral
Comitê Estadual conclui vistorias nas salas de depoimento especial em MS
Comitê concluiu vistorias em Mato Grosso do Sul, com inspeções finalizadas em seis comarcas
Quarta-feira, 04 Setembro de 2024 - 11:32 | Redação

O Comitê Estadual de Monitoramento e Assistência Operacional do Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência concluiu, na última semana, a inspeção das salas de depoimento especial nas comarcas do interior de Mato Grosso do Sul. As vistorias, realizadas entre Junho e Agosto, abrangeram todas as comarcas do Estado, com a presença final do juiz Giuliano Máximo Martins, presidente do comitê, nas comarcas de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Iguatemi e Sete Quedas nos dias 28 e 29 de Agosto.
O comitê, vinculado à Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), teve como objetivo avaliar as condições das salas de depoimento especial para garantir que estejam alinhadas com a metodologia do protocolo brasileiro de entrevista forense, aprovado pelo Conselho Nacional de Justiça.
Segundo o juiz Giuliano Martins, as inspeções revelaram a necessidade de pequenas adequações em algumas comarcas, já acolhidas pelos responsáveis, e identificaram algumas questões mais complexas em outras. Essas observações serão incluídas em um relatório a ser apresentado ao presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins, que avaliará a viabilidade de adequações futuras.
Martins destacou a importância do trabalho, ressaltando que a iniciativa é inédita e visa padronizar as instalações em todo o Estado, garantindo que o TJMS esteja na vanguarda no tratamento de casos envolvendo crianças e adolescentes. A avaliação geral foi positiva, com problemas encontrados considerados mínimos, refletindo o cumprimento da legislação e do protocolo estabelecido.
O juiz também enfatizou o caráter pioneiro das vistorias, afirmando que não há registro de experiências semelhantes em outros tribunais. O objetivo é manter o TJMS sempre atualizado e eficaz no suporte à infância e juventude.
A servidora da Coordenadoria da Infância e da Juventude, Doemia Ceni, acompanhou o juiz durante as vistorias.
Últimas Notícias
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060
- Ponta Porã - 13:12 Polícia de MS prende foragido da Justiça do PR
- Corumbá - 12:50 Jovem de 19 anos fica ferido em colisão entre carro e motocicleta
- Acidente Fatal - 12:11 Motorista morre após acidente de trânsito na BR-163
- Dourados - 11:32 Polícia indicia casal por uso fraudulento de cartão perdido em MS
- Violência Doméstica - 11:10 Jovem denuncia cárcere privado na Capital
- Tráfico de Drogas - 10:42 Veículo com mais de 900 quilos de drogas é apreendido na MS-460
- Poder Judiciário - 10:10 Judiciário de MS funcionará em regime de plantão de 1º a 4 de Maio