Geral
Comissão analisa direito ao serviço militar para mulheres
Terça-feira, 16 Abril de 2019 - 14:59 | Redação
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) se reúne na próxima quarta-feira (17), a partir das 10h, e pode votar o projeto que garante às mulheres o direito de prestação voluntária do serviço militar (PLS 213/2015). Ele é um dos nove itens na pauta da comissão.
De acordo com o projeto, as mulheres podem optar por prestar o serviço militar aos 18 anos de idade, de acordo com suas aptidões, ficando sujeitas aos encargos de interesse de mobilização, e levando-se em conta os critérios de conveniência e oportunidade. As candidatas devem manifestar esse desejo no ano em que completarem 18 anos, assim como já ocorre com os homens.
O projeto tem parecer favorável e poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados caso seja aprovado.
O PLS 213/2015 é o único projeto de lei na pauta. A comissão também pode votar projetos de decreto legislativo que aprovam acordos internacionais. É o caso do PDL 49/2019, referente a uma cooperação com a República de Belarus na área da educação; do PDL 51/2019, que contém acordo sobre serviços aéreos com a Comunidade das Bahamas; e do PDL 74/2019, que ratifica o Protocolo de Revisão da Convenção Internacional para a Simplificação e a Harmonização dos Regimes Aduaneiros.
A pauta da CRE se completa com dois projetos de resolução que criam grupos de relações parlamentares com a França e os Estados Unidos.
Depois da sua sessão deliberativa, a comissão fará uma votação secreta para escolher o seu representante na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso. Os candidatos à vaga são os senadores Chico Rodrigues (DEM-RR), Jaques Wagner (PT-BA), Marcos do Val (Cidadania-ES), Mecias de Jesus (PRB-RR) e Oriovisto Guimarães (Pode-PR).
Últimas Notícias
- Ciência - 16:50 MS avança na ciência e na formação de pesquisadores com investimentos
- Amplavisão - 16:39 A eficiência local e a ideologia pautarão as eleições, por Manoel Afonso
- Nacional - 16:36 Ministério da Saúde intensificará mobilização contra dengue no Brasil
- "Blindagem" - 16:06 Facção criminosa atuava em 12 cidades de MS
- Oportunidades - 15:50 Abertas inscrições para revisão da FGV voltado ao concurso da magistratura
- Poder Legislativo - 15:35 Projeto inclui Expogenética no Calendário Oficial de Eventos de MS
- Do sofrimento à serenidade - 15:00 Com ajuda da ciência, jovem reencontrou equilíbrio após muitas crises
- Oportunidades - 14:50 Suzano está com cinco processos seletivos abertos em três cidades de MS
- Corumbá - 14:39 Vestindo casaco no calor, adolescente é apreendido por tráfico
- Economia - 14:17 Renova Centro unirá capacitação e lazer

