Geral
Comércio e bancos deverão informar taxas de juros a prazo e no crédito
Quarta-feira, 28 Agosto de 2019 - 15:16 | Redação
Foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (28), a Lei 5.383, de autoria do deputado Felipe Orro (PSDB), que estabelece a obrigatoriedade de divulgação, de forma visível e clara, por meio de afixação de tabelas, das taxas de juros nas vendas a prazo e no crédito ao consumidor pelas instituições financeiras e estabelecimentos comerciais no Estado de Mato Grosso do Sul.
Nas tabelas precisarão ser informadas as taxas mínimas e máximas dos juros remuneratórios para cada tipo de financiamento, bem como, multas e demais encargos se incidentes. Nas promoções e publicidade interna dos estabelecimentos, os encargos deverão estar indicados ao lado do preço final da mercadoria, explicitando-se os juros ao mês e ao ano.
“Vivemos em um país com uma das maiores taxas de juros, o que leva, juntamente com uma cultura consumista e baixo poder aquisitivo da maioria, a um endividamento cada vez maior. Nosso objetivo é assegurar o conhecimento das informações nas relações de consumo”, afirmou o parlamentar.
Os estabelecimentos comerciais e instituições financeiras terão 90 dias para adequação à nova legislação. A não aplicação da norma acarretará penalidades do Código de Defesa do Consumidor.
(Com informações da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul)
Últimas Notícias
- Laguna Carapã - 19:02 Colisão em caminhonete de prefeito termina em morte
- Economia - 18:39 INSS volta a autorizar empréstimos mediante cadastramento biométrico
- Carga ilegal - 18:00 Drogas, ampolas e essências de narguilé enviadas pelos Correios
- Tráfico de drogas - 17:53 Em meio a macarrão e roupas, nove tabletes de maconha são apreendidos
- Polícia - 17:32 De tornozeleira, dupla reincidente é presa por roubo de caminhonetes
- Importunação sexual - 17:17 Homem que importunava mulheres no centro da Capital é preso
- Violência contra a mulher - 16:40 Agressor ameaça "estourar de porrada" companheira e é preso
- Educação - 16:35 Enem 2025: publicado resultado de recurso para isenção de taxa
- Reencontro - 16:16 Família retratada em exposição reencontra juiz que autorizou a adoção há 20 anos
- Transporte de drogas - 15:50 Motorista foge e deixa carga de 860 kg de drogas em caminhão