• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Comerciantes ficam cautelosos e índice de confiança cai em Campo Grande

O indicador ficou em 98,1 pontos, ante 100,3 no mês passado, uma queda de 2,2%

Segunda-feira, 01 Setembro de 2025 - 11:52 | Redação


Comerciantes ficam cautelosos e índice de confiança cai em Campo Grande
O indicador ficou em 98,1 pontos, ante 100,3 no mês passado, uma queda de 2,2% (Foto Divulgação)

O ICEC (Índice de Confiança dos Empresários do Comércio) de Campo Grande voltou para a zona negativa neste mês de agosto, aponta a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio – CNC.

O indicador ficou em 98,1 pontos, ante 100,3 no mês passado, uma queda de 2,2%. A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira e mostra que o componente relacionado à expectativa do Empresário do Comércio (economia brasileira e ao próprio comércio) foram os que apresentaram indicadores mais negativos, com -5,4% e -6,4%.

Com relação às condições atuais da empresa, o empresariado campo-grandense está com a opinião dividida: enquanto 32,4% afirmam que “melhoraram um pouco”, outros 32,7% alegam que “pioraram um pouco”.

Para a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS), Regiane Dedé de Oliveira, a confiança do empresariado é um reflexo da economia. “Juros altos, dificuldade de acesso ao crédito – tanto de empresários quanto de consumidores -, inflação pressionando custos e reduzindo o poder de compra da população, aliado a um crescimento econômico abaixo das expectativas, reforça o cenário de incerteza para quem investe no comércio neste início de semestre”, diz.

SIGA-NOS NO Google News