Geral
Comarca de Corumbá avança nas práticas restaurativas e promove atividades
60 facilitadores em Justiça Restaurativa se formaram graças ao convênio
Quinta-feira, 19 Setembro de 2024 - 11:12 | Redação

Um convênio entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude, e a Secretaria Estadual de Educação resultou recentemente na formação de 60 facilitadores em Justiça Restaurativa nas redes Estadual e Municipal de Educação em Corumbá e Ladário. Esses facilitadores atuam com práticas restaurativas, como o Círculo de Construção de Paz, com o objetivo de promover empatia e autorresponsabilidade entre os participantes, essenciais para a convivência social e o desenvolvimento pessoal e coletivo no ambiente escolar.
O juiz Maurício Miglioranzi, coordenador do Cejusc em Corumbá, tem colaborado ativamente com os círculos nas escolas, e a expectativa é que pelo menos 100 dessas atividades sejam realizadas até o final do semestre. Além disso, haverá uma premiação para as escolas que mais incentivarem essas práticas de Justiça Restaurativa.
Essas iniciativas buscam fornecer ferramentas adicionais de formação aos alunos e incentivar o diálogo e a escuta tanto no ambiente escolar quanto familiar. Para Patrícia Acioly, coordenadora Regional de Educação, essas ações ajudam a estimular a reflexão sobre os atos dos estudantes e fortalecem seu senso de pertencimento na escola. Segundo a psicóloga Valquiria Rédua da Silva, instrutora de Práticas Restaurativas, esses espaços de diálogo são fundamentais para enfrentar a violência escolar e promover reflexões e soluções dialógicas.
As práticas restaurativas oferecem métodos alternativos à justiça tradicional, focando na resolução de conflitos por meio do diálogo e da colaboração, abordando temas como respeito, combate ao bullying e projetos de vida, com uma abordagem mais inclusiva e empática.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060