Geral
Comarca de Corumbá avança nas práticas restaurativas e promove atividades
60 facilitadores em Justiça Restaurativa se formaram graças ao convênio
Quinta-feira, 19 Setembro de 2024 - 11:12 | Redação

Um convênio entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude, e a Secretaria Estadual de Educação resultou recentemente na formação de 60 facilitadores em Justiça Restaurativa nas redes Estadual e Municipal de Educação em Corumbá e Ladário. Esses facilitadores atuam com práticas restaurativas, como o Círculo de Construção de Paz, com o objetivo de promover empatia e autorresponsabilidade entre os participantes, essenciais para a convivência social e o desenvolvimento pessoal e coletivo no ambiente escolar.
O juiz Maurício Miglioranzi, coordenador do Cejusc em Corumbá, tem colaborado ativamente com os círculos nas escolas, e a expectativa é que pelo menos 100 dessas atividades sejam realizadas até o final do semestre. Além disso, haverá uma premiação para as escolas que mais incentivarem essas práticas de Justiça Restaurativa.
Essas iniciativas buscam fornecer ferramentas adicionais de formação aos alunos e incentivar o diálogo e a escuta tanto no ambiente escolar quanto familiar. Para Patrícia Acioly, coordenadora Regional de Educação, essas ações ajudam a estimular a reflexão sobre os atos dos estudantes e fortalecem seu senso de pertencimento na escola. Segundo a psicóloga Valquiria Rédua da Silva, instrutora de Práticas Restaurativas, esses espaços de diálogo são fundamentais para enfrentar a violência escolar e promover reflexões e soluções dialógicas.
As práticas restaurativas oferecem métodos alternativos à justiça tradicional, focando na resolução de conflitos por meio do diálogo e da colaboração, abordando temas como respeito, combate ao bullying e projetos de vida, com uma abordagem mais inclusiva e empática.
Últimas Notícias
- MPMS - 09:50 Réu por matar esposa é condenado a 12 anos de prisão em Coxim
- Investigação - 09:26 Preso acusado de dois feminicídios é encontrado morto em cela
- 34ª feminicídio ª - 09:20 Mulher é morta a facadas em MS
- Saúde Pública - 09:09 Novo boletim confirma 8.272 casos de dengue em MS neste ano de 2025
- Poder Judiciário - 08:50 Juíza com 33 anos na magistratura é promovida a desembargadora do TJMS
- Jardim - 08:25 Mulher é morta a facadas em Jardim
- Record TV - 08:00 Record TV realiza cobertura especial da COP 30 direto de Belém
- Nova Alvorada do Sul - 07:45 Menor sofre abuso sexual em confraternização do trabalho
- Superlotação - 07:30 Presos dormem no chão
- Concurso - 07:15 Concurso do TCU oferece 20 vagas e recebe inscrições até 3 de dezembro

