Geral
Comarca de Corumbá avança nas práticas restaurativas e promove atividades
60 facilitadores em Justiça Restaurativa se formaram graças ao convênio
Quinta-feira, 19 Setembro de 2024 - 11:12 | Redação

Um convênio entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude, e a Secretaria Estadual de Educação resultou recentemente na formação de 60 facilitadores em Justiça Restaurativa nas redes Estadual e Municipal de Educação em Corumbá e Ladário. Esses facilitadores atuam com práticas restaurativas, como o Círculo de Construção de Paz, com o objetivo de promover empatia e autorresponsabilidade entre os participantes, essenciais para a convivência social e o desenvolvimento pessoal e coletivo no ambiente escolar.
O juiz Maurício Miglioranzi, coordenador do Cejusc em Corumbá, tem colaborado ativamente com os círculos nas escolas, e a expectativa é que pelo menos 100 dessas atividades sejam realizadas até o final do semestre. Além disso, haverá uma premiação para as escolas que mais incentivarem essas práticas de Justiça Restaurativa.
Essas iniciativas buscam fornecer ferramentas adicionais de formação aos alunos e incentivar o diálogo e a escuta tanto no ambiente escolar quanto familiar. Para Patrícia Acioly, coordenadora Regional de Educação, essas ações ajudam a estimular a reflexão sobre os atos dos estudantes e fortalecem seu senso de pertencimento na escola. Segundo a psicóloga Valquiria Rédua da Silva, instrutora de Práticas Restaurativas, esses espaços de diálogo são fundamentais para enfrentar a violência escolar e promover reflexões e soluções dialógicas.
As práticas restaurativas oferecem métodos alternativos à justiça tradicional, focando na resolução de conflitos por meio do diálogo e da colaboração, abordando temas como respeito, combate ao bullying e projetos de vida, com uma abordagem mais inclusiva e empática.
Últimas Notícias
- Itahum - 18:04 Pecuarista foragido após matar vizinho
- Corumbá - 17:50 Monitorado por tornozeleira por descumprir medidas protetivas
- Educação - 17:30 Inscrições para o Enamed estão abertas; prazo segue até 18 de julho
- Política - 17:00 Pleito antecipado elege Mesa Diretora da Câmara para biênio 2027-2028
- Solidariedade - 16:54 Musicista pede doações para bancar cirurgia
- Prejuízo de R$ 100 mil - 16:44 Trio é preso em Operação Última Forma
- Poder Judiciário - 16:01 TJMS alcança 75% de acordos em audiências pré-processuais no 1º semestre
- PRF - 15:49 Carga de milho esconde 2,2 toneladas de maconha
- Poderes - 15:39 Deputados aprovam LDO que prevê R$ 27 bilhões para 2026 em MS
- Condenação - 15:10 Réu por estuprar idosa é condenado