Geral
Colaboradores da Suzano são capacitados contra abuso sexual infantil
Duas turmas, uma composta por técnicos e outra pela equipe de gestão e diretoria, receberam informações
Segunda-feira, 27 Maio de 2024 - 15:32 | Redação

Cerca de 150 trabalhadores e colaboradores vinculados às atividades da Indústria de celulose Suzano, da comarca de Ribas do Rio Pardo, foram capacitados para o enfrentamento do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. A ação, em alusão ao Maio Laranja, foi promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), devido ao Termo de Cooperação entre o Judiciário de MS e a empresa Suzano.
A capacitação iniciou com a psicóloga jurídica do TJMS, Renata Queiroz Giancursi, durante o “Diálogo Diário de Segurança”, um protocolo formativo da empresa Suzano, momento em que foram abordadas as formas de violência e de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Duas turmas, uma composta por técnicos e outra pela equipe de gestão e diretoria, receberam informações sobre o que é o abuso sexual infantil, como combatê-lo e prevenir.
Dentre os tipos de violência apresentados aos trabalhadores destacam-se a física, a psicológica, a sexual, a autoinfligida, a institucional e a negligência. Foi explicitada a diferença entre exploração sexual e abuso sexual e apresentados artigos importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); da Lei nº 13.431/2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e adolescente vítima ou testemunha da violência; e da Lei nº 14.344, chamada de Lei Henry Borel.
Em outro momento, foi realizada Mentoria com multiplicadores indicados pela empresa Suzano. Com estudos mais aprofundados sobre os temas do abuso sexual e violência contra crianças e adolescentes, os multiplicadores terão instrumentos para atuarem como replicadores para todos os colaboradores da Suzano Celulose e sociedade de Ribas do Rio Pardo.
A ação justifica-se em razão do aumento desse tipo de violência e do desejo de ampliar o engajamento social no combate a todo tipo de violência contra crianças e adolescentes.
Saiba mais – A ação desta quinta-feira decorre da parceria estabelecida entre o Tribunal de Justiça, a empresa Suzano e o município de Ribas do Rio Pardo, com a assinatura de um termo de cooperação mútua para intensificar as ações de prevenção contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município para implementação do programa Agente do Bem.
Com o termo de cooperação mútua, o Tribunal de Justiça, por meio das Coordenadorias da Infância e da Juventude e da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, junto do Juízo da comarca de Ribas do Rio Pardo, atua como multiplicador de informações e conhecimento sobre toda a legislação envolvendo o tema.
Com o início das operações da empresa Suzano em 2024, foi consolidado Mato Grosso do Sul como o maior produtor e exportador de celulose do país. Durante o pico de construção da unidade, foram gerados aproximadamente 10 mil empregos diretos, além de milhares de empregos indiretos, o que modificou a estrutura da cidade e trouxe novos desafios a serem enfrentados.
O programa Agente do Bem tem como objetivo mobilizar todos os setores da sociedade local para participar de ações de proteção dos direitos de crianças e adolescentes nas cidades. A iniciativa também inclui ações para a proteção dos direitos das mulheres em decorrência do aumento do número de casos de violência doméstica que tem sido registrado no Brasil.
Últimas Notícias
- Brics - 18:35 Brics terá reunião de Conselho Popular no Rio de Janeiro
- Encontro - 18:10 Governo de MS promove 1º Encontro da Rede de Gestão Estratégica
- Ataques - 17:50 Secretaria da Mulher aciona corregedoria após novos insultos a Marina
- "UFC Campão" - 17:45 Lutas clandestinas na Capital são investigadas
- Política - 17:30 'Segura o André!': Sessão na Câmara tem gritos e confusão; veja vídeo
- Com cinco rajadas - 17:00 Jovem é executado a tiros de munição restrita
- Polícia Rodoviária Federal - 16:50 Carga de prata é apreendida sem documentação
- Concurso Público Nacional Unificado - 16:30 CNU 2025 tem mais de 100 mil inscritos em menos de 24 horas
- Doenças respiratórias - 16:10 Pesquisa aponta alta de internação por doenças respiratórias de não-vacinados
- Política - 16:00 LDO da Capital é aprovada com 275 emendas dos vereadores