Geral
Cidade de MS terá primeira Casa do Trabalhador Indígena do Brasil
Medida atende necessidades da população japoranense, formada por 57,8% de habitantes indígenas
Quinta-feira, 07 Setembro de 2023 - 11:39 | Redação

A Aldeia Porto Lindo, no município de Japorã, será a primeira do país a ter uma Casa do Trabalhador Indígena. A iniciativa está sendo implantada pela Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), atendendo reivindicação do deputado federal Vander Loubet e do prefeito Paulo César Franjotti. A medida atende necessidades da população japoranense, formada por 57,8% de habitantes indígenas.
A Casa funcionará seguindo os moldes dos polos dos grandes municípios de Mato Grosso do Sul: oferecendo cursos de capacitação com profissionais de diversas áreas, divulgando e cadastrando vagas de serviços em empresas da região e dialogando com empresários para a criação e fomento de oportunidades nos empreendimentos.
De acordo com a assistente social Roseli Pini, que esteve à frente nas negociações para a criação da Casa, saem diariamente oito ônibus das comunidades indígenas de Japorã para levar trabalhadores para as companhias da região. "Tem uma empresa no município de Itaquiraí em que 80% do quadro de funcionários é composto por indígenas aqui das nossas aldeias. Atualmente, a Prefeitura faz esse trabalho de forma informal, mas agora teremos o apoio da Funtrab, o que ampliará muito mais o serviço prestado", celebrou.
O prefeito Paulão afirmou que a criação da instituição é um sonho antigo e surgiu com o objetivo de levar as vagas de empregos para mais perto da população. "Nós temos uma estrutura física na Aldeia em que atendemos a comunidade, divulgamos algumas vagas e tentamos dar cursos, mas faltam materiais, mobília e, principalmente, a documentação", relatou.
"Agora, com o Ministério dos Povos Indígenas, essa população tendo o seu protagonismo, conseguimos fomentar a ideia e levamos ao deputado Vander, que tem um grande histórico de luta pela classe. Com isso, o Vander intermediou o diálogo com o diretor-presidente da Funtrab, Ademar Silva Júnior, que se mostrou totalmente aberto ao propósito e tem nos ajudado para inaugurar a primeira Casa do Trabalhador Indígena do Brasil o mais rápido possível em nosso município", destacou o gestor municipal.
Para o deputado Vander, a criação da Casa ajudará os povos originários da região, mostrando à sociedade que as comunidades também produzem e contribuem com a economia do nosso estado.
"Fico feliz de contribuir com mais esse avanço para o protagonismo indígena em Mato Grosso do Sul. Isso mostra que essa população não está esquecida, que eles são fundamentais para a geração de renda no estado", declarou o parlamentar, que desde o começo na vida pública tem contribuído com a causa dos povos indígenas.
Últimas Notícias
- Economia - 14:30 Exportações de industrializados de MS atingem recorde histórico
- Carne Sustentavel - 13:50 Bônus garante até 187 dias de suplementação e impulsiona pecuária no Pantanal
- Moradia - 13:30 Terceira edição do Feirão MS Moradia começa nesta quinta-feira
- Serra do Amolar - 13:00 Primeiro posto avançado para desastres no Brasil é instalado no Pantanal
- Congresso - 12:19 Deputado de MS quer sustar decreto de Lula que amplia poderes de Janja
- Ceasa - 11:40 Hortifrutis doados pela Ceasa em MS matam a fome e viram adubo
- PET - 11:21 Prefeitura e Governo de MS promovem Caravana da Castração em Dourados
- Desenvolvimento Sustentável - 11:04 Expedição Silvicultura apresenta dados estratégicos em Três Lagoas
- Dourados - 10:50 Motociclista morre após colidir com caminhão de lixo em cruzamento em Dourados
- Congresso - 10:30 Comissão aprova ratificação de registro de terra em faixa de fronteira