Geral
Chuvas ajudam e nível do rio Paraguai normaliza após recorde negativo
Recuperação está diretamente relacionada às precipitações acima da média registradas em Dezembro de 2024
Quinta-feira, 23 Janeiro de 2025 - 08:35 | Redação

O Rio Paraguai, um dos mais importantes do Brasil e essencial para o equilíbrio ecológico e econômico do Pantanal, apresenta sinais de recuperação após enfrentar a pior seca em 124 anos.
O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) anunciou que os níveis do rio estão dentro da faixa considerada normal, próximos às médias históricas para o período, resultado das chuvas intensas registradas nos últimos meses.
Em outubro de 2024, o ponto de monitoramento de Ladário registrou um nível histórico de -69 cm, o mais baixo desde o início dos registros em 1900. Hoje, 15 de janeiro de 2025, o mesmo ponto alcança 130 cm, um aumento significativo que reflete a recuperação do rio.
“Estamos observando uma resposta positiva às chuvas que ocorreram em dezembro e na primeira quinzena de janeiro. Apesar disso, precisamos manter a atenção, pois a estabilidade do Rio Paraguai ainda depende da regularidade das precipitações nos próximos meses”, afirmou André Borges, diretor-presidente do Imasul.
Chuvas foram determinantes - A recuperação está diretamente relacionada às precipitações acima da média registradas em dezembro de 2024, particularmente nas estações de monitoramento de Porto Murtinho, São Francisco e Ladário. A recuperação dos níveis do rio está associada as chuvas dos últimos meses. Esses volumes foram fundamentais para melhoria observada.
“Esses resultados mostram a importância do monitoramento contínuo e das ações coordenadas para preservar o Rio Paraguai e garantir que ele possa sustentar o Pantanal e as comunidades que dependem dele”, destacou Borges.
Impacto da seca e navegação - O período de seca extrema que assolou o Rio Paraguai em 2024 trouxe desafios significativos para a navegação. O Imasul ressaltou que a avaliação da navegabilidade do rio é uma atribuição da Marinha do Brasil, que segue acompanhando a situação.
Monitoramento e perspectivas
O Imasul permanece atento aos níveis do Rio Paraguai por meio da Sala de Situação, que monitora as condições hídricas em tempo real e é validada pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec/Semadesc).
A Sala está localizada no Parque dos Poderes, em Campo Grande, e mantém canais de comunicação abertos para a população: https://www.imasul.ms.gov.br/sala-de-situacao/ .
Últimas Notícias
- Economia - 17:02 Caixa começa a pagar Bolsa Família de junho
- Corumbá - 16:50 Motorista é indiciado após investigação do acidente na BR-262
- Segurança - 16:25 Governo divulga nota sobre os servidores de MS retidos em Israel
- Dormiu no ponto - 16:00 Homem encontrado dormindo perto de moto furtada
- Cultura - 15:52 Com origem europeia, festas juninas misturam devoção, comidas e danças
- Mato Grosso do Sul - 15:33 Com centenas de máquinas em 4 macrorregiões, MS regionaliza hemodiálise
- Polícia - 15:00 Seis presos em operação contra o tráfico
- Adulterações - 14:40 Sindicatos alertam que fim de vistorias pode aumentar fraudes veiculares
- Diversão - 14:35 Trupe pernambucana traz a arte de Chico Science para Campo Grande
- Economia - 14:16 Alface e melão têm queda, mas frio encarece limão e hortaliças no Ceasa/MS