Geral
CGE-MS implementa IA para análise de manifestações no sistema Fala.BR
Ferramenta agiliza categorização de demandas e identificação de riscos de integridade
Quarta-feira, 19 Fevereiro de 2025 - 12:19 | Redação

Para modernizar a análise de dados, fortalecer a abordagem integrada e estimular a atuação conjunta na Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS), a Assessoria de Tecnologia da Informação (ASTI) desenvolveu solução baseada em Inteligência Artificial (IA).
O mecanismo, que foi criado para atender as demandas da Auditoria-Geral do Estado (AGE) – área da CGE-MS responsável pelo gerenciamento das atividades de auditoria, fiscalização, orientação e acompanhamento em órgãos estaduais -, será utilizado nos processos de identificação de riscos de integridade em manifestações registradas pelos cidadãos no sistema Fala.BR.
O primeiro projeto de IA desenvolvido internamente na Controladoria visa promover excelência no atendimento ao cidadão por meio da categorização de demandas de forma mais rápida e eficiente, além de permitir o acompanhamento minucioso de possíveis desvios, o que aumenta a precisão das ações corretivas.

Para o chefe da ASTI, Leandro Silveira dos Santos, o desenvolvimento da solução reflete o compromisso da CGE-MS com a inovação e a transparência na gestão pública. Segundo ele, o desenvolvimento da ferramenta seguiu fluxo colaborativo e estruturado.
“Desenvolvi a análise detalhada das necessidades da Instituição, elaborando os requisitos funcionais e técnicos. Raphaella Jacques, estudante de engenharia da computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, foi responsável pela programação em Python e pelo desenvolvimento da Interface de Programação de Aplicações. Já Alexandre Fernandes Ferreira, especialista em Business Intelligence, desenvolveu os painéis de visualização de dados de maneira a possibilitar visão e interpretação das informações pela IA de forma intuitiva”, explicou.
Para viabilização da ferramenta foram realizados testes a partir dos dados gerados pela IA, com o intuito de validar a precisão e a confiabilidade do mecanismo. De acordo com Santos, os resultados asseguraram que a solução está alinhada às expectativas da CGE-MS e é capaz de fornecer análises precisas e úteis a partir da identificação dos sentimentos contidos nas manifestações.
Últimas Notícias
- Imposto de Renda - 18:15 Veja quem precisa declarar o imposto de renda em 2025
- Bloco - 17:51 Dilma continua à frente do Banco do Brics por mais 5 anos
- Dourados - 17:34 Homem de 40 anos é encontrado morto após agressões na Aldeia Jaguapiru
- Campo Grande - 17:09 Vídeo: Motociclista é baleado por policial após briga de trânsito no Aero Rancho
- Economia - 16:48 Calor extremo, alta do milho e quaresma pressionam preço do ovo
- Saúde - 16:30 SUS passa a oferecer tratamento inovador de atrofia muscular espinhal
- Dourados - 16:13 Polícia prende foragido com mais de R$ 600 mil em materiais ilegais
- Educação - 15:54 Redes sociais, app de bancos e golpes: uso de novas tecnologias fará parte da EJA
- Interior - 15:31 Mais de 600 kg de pescados são apreendidos por irregularidades
- Investigação - 15:10 Polícia de MS procura suspeitos de assassinar jovem em Selvíria