Geral
Censo intensifica coleta em condomínios de MS
Conforme o IBGE, áreas condominiais do Estado apresentam maior índice de não resposta ao Censo Demográfico
Sábado, 15 Abril de 2023 - 13:54 | Victória de Oliveira

Neste sábado, 15 de abril, condomínios de diversos municípios de Mato Grosso do Sul recebem visita em massa de recenseadores para coleta de informações que comporão o Censo Demográfico 2022. A ação está na reta final de coleta de dados no Estado. A entrevista é segura, rápida, dura entre 5 a 15 minutos, e as informações são confidenciais.
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE), responsável pela coleta do Censo, a ação “Condomínio no Mapa” ocorre porque a recusa em receber o recenseador tem sido mais frequente nessas áreas. Em Campo Grande, a ação se concentra nas regiões do Bandeira, Centro e Prosa, onde estão localizados os condomínios com maior percentual de não resposta. Outras regiões serão visitadas no decorrer da campanha.
Na capital, há uma média de 6,5% dos domicílios que ainda não responderam ao Censo e maioria se concentra em áreas condominiais, informa a coordenadora do Censo 2022 em Campo Grande, Sylvia Assad. "A partir do dia 15, o trabalho nesses setores será intensificado e deverá perdurar pelos próximos dias. Além dos horários considerados como comerciais, continuaremos a trabalhar aos finais de semana e à noite, que são os períodos nos quais a gente espera encontrar mais pessoas em casa”, explica.
Domicílios ainda não recenseados devem ligar para o Disque-Censo. Se ninguém no seu domicílio respondeu ao Censo, ligue para 0800 721 8181 e informe. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana das 7h às 20h30.
Balanço parcial - Até o dia 13 de abril, o Censo Demográfico 2022 registrou 1.205.138 domicílios em Mato Grosso do Sul, número 8,4% maior que o estimado. A média estadual de não resposta ao Censo é de 5,08%.
Além disso, em MS, foram efetivamente recenseadas 2,6 milhões de pessoas. Destas, 49% são homens e 51% são mulheres. A média de pessoas por domicílios em MS ficou em 2,81. Esses dados têm caráter provisório e não representam o total de moradores.
O IBGE encerrou, em 28 de fevereiro, a cobertura da coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, alcançando 189.261.144 pessoas recenseadas (91%) no país, levando em conta a prévia da população divulgada em dezembro de 2022.
Rápido e seguro - Os recenseadores trabalham uniformizados com colete, boné e crachá, com identificação do órgão. Responder ao Censo é seguro, pois as informações são confidenciais, tem sigilo garantido e leva de 5 a 15 minutos, em média. As respostas serão utilizadas exclusivamente para fins estatísticos, sem jamais identificar os informantes.
Últimas Notícias
- Infraestrutura - 18:12 Governo de MS investe em educação e infraestrutura em Ribas do Rio Pardo
- Saúde - 17:55 Pacientes com hemofilia têm dificuldade com medicação, mostra pesquisa
- Ciência - 17:37 Ferramenta de IA pode otimizar diagnóstico de enfisema e câncer
- Direitos Humanos - 17:15 Agosto Lilás dedica mês ao combate à violência contra a mulher
- Economia - 16:55 Nível de emprego resiste a impacto do juro alto, dizem especialistas
- Meio ambiente - 16:35 Calor, acidez das águas e pouco alimento ameaçam ecossistemas marinhos
- Economia - 16:15 Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic
- Saúde - 15:55 Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil
- Direitos Humanos - 15:35 Educação e Bolsa Família ajudaram país a reduzir fome, avalia ministro
- Dia "S" - 15:15 Governo de MS mobiliza servidores a desenvolver ações sustentáveis