Geral
Ceasa/MS doa 400 kg de frutas e fortalece projeto de alimentação saudável
Ação apoiou iniciativa da Escola Municipal Irene Szukala, que desenvolveu atividades pedagógicas ao consumo consciente de alimentos naturais
Segunda-feira, 17 Novembro de 2025 - 14:20 | Sandra Salvatierre

A CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) teve papel fundamental no projeto “Alimentação Saudável”, desenvolvido pela Escola Municipal Irene Szukala, no Jardim das Hortências, em Campo Grande. A iniciativa surgiu após a equipe pedagógica observar o alto consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados entre os estudantes, como explica a diretora da escola, Kátia Silene Carminati.
Os ultraprocessados, que passam por intensa industrialização e incluem aditivos como corantes, conservantes e gorduras hidrogenadas, estão associados ao aumento de peso, obesidade e maior risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, além de prejudicar o equilíbrio da flora intestinal. Diante desse cenário, a escola decidiu promover um projeto educativo voltado à adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.

As turmas do 1º ano do Ensino Fundamental desenvolveram atividades como estudo de alimentos nutritivos, degustações de frutas, plantio de hortaliças e preparação de receitas saudáveis. O objetivo foi conscientizar as crianças sobre a importância de escolhas alimentares equilibradas e da valorização dos alimentos in natura. Os conteúdos foram incorporados às aulas de Ciências, Arte, Educação Física, Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia. As ações tiveram início em 1º de agosto.
Evento final e apoio da CEASA/MS
O projeto culminou em um grande evento no dia 8 de novembro, reunindo pais, alunos e professores. Para apoiar as atividades, a CEASA/MS doou cerca de 400 quilos de frutas, que foram utilizados em saladas e diversas receitas preparadas pelas turmas.
Segundo a diretora Kátia Carminati, cerca de 255 alunos participaram diretamente do projeto. O diretor-presidente da CEASA/MS, Daniel Mamédio, destacou a relevância da ação para a formação das crianças:
“A iniciativa dos professores é exemplar. Não há momento mais propício para ensinar sobre alimentação saudável do que na infância. É um aprendizado que se reflete na saúde e na vida das crianças por toda a vida”, afirmou.

Participação dos educadores
O projeto contou com o envolvimento de uma ampla equipe de professores: Rosângela Fernandes, Leoonnardo Vieira, Joelma Gomes, Marcus Vinícius Silva, Isaura Almerinda, Carlos Kokubum, Rosimara Virgínio, Maria José de Brito, Thaís Gomes, Joelma Regina da Silva, Merilin Costa, Andréia Pinto, Anédio Nogueira, Elaine Belarmino, Rosimeire da Silva, Silvano Azevedo, Ana Lúcia da Silva, Elizabete Carminati, Maria José Pinheiro, Fabiana Aparecida Rodrigues, Cristiane Cristaldo, Adriano Carneiro, Patrícia Gomes e Aline Correia.
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Batayporã - 16:00 Bêbado, filho agride mãe com uma barra de ferro e é preso
- Campo Grande - 15:40 Preso por importunar mulher em terminal
- Saúde - 15:20 Novembro Azul: prevenção ainda é desafio entre homens
- Saúde - 15:00 Canabidiol: Defensoria garante medicamento de alto custo a criança em MS
- Política - 14:50 Projeto com indicação do novo conselheiro do TCE-MS tramita na Assembleia
- Educação - 14:20 Ceasa/MS doa 400 kg de frutas e fortalece projeto de alimentação saudável
- Economia - 14:00 Estudo aponta que 1 em cada 5 empregos no Brasil pode ser afetado pela IA
- Acolhimento - 13:40 Rede de enfrentamento à violência contra a mulher em MS
- Educação - 13:20 Ensino público em MS é reconhecido com honraria do Mérito Educativo
- Oportunidades - 13:00 Seleção oferece salários de até R$ 3,7 mil

