Geral
Casos de varíola dos macacos chegam a 76 em todo o País
Foram registrados casos em DF, RN, MG, RS, CE, RJ e SP
Domingo, 03 Julho de 2022 - 18:16 | Redação

O Ministério da Saúde informou neste domingo (3) que, até o momento, 76 casos de varíola dos macacos (monkeypox) foram confirmados em todo o país. Desse total, foram registrados um caso no Distrito Federal, um no Rio Grande do Norte, dois em Minas Gerais, dois no Rio Grande do Sul, dois no Ceará, 16 no Rio de Janeiro e 52 em São Paulo.
“A pasta, por meio da Sala de Situação e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes”, disse o ministério.
Também em nota, a Secretaria de Saúde do Rio relatou que até a última sexta-feira (1º), haviam sido notificados no estado 39 casos suspeitos da doença, dos quais 13 foram confirmados, sendo nove pacientes no município do Rio, incluindo o caso que veio para a capital, procedente de Londres, Inglaterra.
Os demais estão assim distribuídos: um em Maricá, na Região dos Lagos; um em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense; um em Queimados, também na Baixada e residente em Portugal; e um em Niterói, na região metropolitana do Rio, procedente da Inglaterra. Mais seis casos permanecem em investigação e 20 foram descartados.
A diferença entre o total relatado pela secretaria e pelo Ministério da Saúde pode ser explicada, segundo a assessoria do órgão estadual, pela não confirmação de casos ainda pela área técnica. “Os casos confirmados e suspeitos são monitorados diariamente pela secretarias estaduais e pelas equipes de Vigilância em Saúde dos municípios”, informou.
A secretaria ressaltou que embora a doença tenha sido identificada pela primeira vez em macacos, o surto atual não tem relação com esses animais.
Últimas Notícias
- Saúde Pública - 19:00 Plano investe R$ 825 mil para reforçar vacina contra influenza
- Meio Ambiente - 18:39 MS é representado no 2º Fórum das Águas sobre desafios dos recursos hídricos
- Oportunidade - 18:10 Oficinas gratuitas fortalecem economia criativa em Campo Grande
- Vacinação - 17:50 Vacinação domiciliar imuniza acamados contra Influenza e Covid-19 em MS
- Nova Alvorada do Sul - 17:40 Condenado por matar a esposa na frente dos filhos é preso
- Operação tropeiros II - 17:32 Polícia Federal combate grupo que envia drogas para Europa em aviões
- Acidente - 17:17 Motociclista morre ao colidir com carro em Nova Andradina
- Acidente - 16:50 Motorista morre após colidir com carreta na MS-223 em Costa Rica
- Paranhos - 16:36 Inquérido é instaurado para investigar falhas na gestão de resíduos
- Infraestrutura - 16:00 K&G vence leilão da Rota da Celulose