Geral
Carnaval em MS terá investimento de R$ 1,6 milhão
Governo do Estado investe nas duas maiores festas de MS, que ocorrem em Corumbá e Campo Grande
Sexta-feira, 20 Janeiro de 2023 - 07:31 | Redação

Após períodos difíceis por conta da pandemia de Covid-19, o Carnaval retorna com tudo em Mato Grosso do Sul. Neste ano, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura (FCMS), assinou o termo de fomento que disponibiliza R$ 1, 6 milhão para a promoção festas em Campo Grande e Corumbá, as maiores do estadp.
As Ligas Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco) e Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá (Liblocc) vão promover o carnaval de rua e o desfile das escolas de samba da Cidade Branca, enquanto a Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande (Lienca) promoverá a festa da Corte de Momo na Cidade Morena.
O lançamento da folia na Capital, que tem a organização da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, acontece na próxima sexta-feira (20), às 19h, no Armazém Cultural, que fica na Av. Calógeras, 3065 – Centro.
Em Corumbá, a Cidade Branca realiza historicamente o maior carnaval do Estado e o lançamento, que tem a organização da Prefeitura Municipal e da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, acontece no dia 31 de janeiro, terça-feira, às 18h30, no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, que fica no Porto Geral, na Rua Domingos Sahib, 570 – Centro.
Segundo o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, a festa popular movimenta a economia e o turismo do Estado e o Governo não poderia deixar de participar, através deste fomento da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC). “Investir em cultura é investir em inclusão, além disso, o Carnaval significa fomentar o turismo e a economia dos municípios”, disse Eduardo Riedel.
Carnaval em 2022 - O Carnaval Cultural, instituído em Corumbá há 17 anos, encerra no dia 24 de abril, com Baile Infantil, e show da banda de axé Chiclete com Banana. O evento ficou dois anos suspenso, em decorrência da pandemia de Covid-19, e retornou neste ano com público médio de 15 mil pessoas por noite. Foram oito dias de festa na cidade.
Em Campo Grande, a Praça do Papa recebeu entre os dias 20 e 22 de abril o Desfile das Escolas de Samba da Capital. Levou o título a escola de samba Deixa Falar, que desfilou com o samba-enredo ‘Mo Jubá, a Força de Uma Raça’, uma homenagem ao continente africano, misturando a selva e a religiosidade africana.
Últimas Notícias
- Meio Ambiente - 13:00 Estatuto do Pantanal reafirma leis estaduais
- Saúde - 12:19 Três Lagoas amplia acesso à saúde mental em parceria com a Fiocruz
- Senado - 11:55 Pais poderão contar com transporte gratuito para teste do pezinho de bebês
- Oportunidades - 11:39 Casa de Cultura da Capital lança oficina inovadora de dramaturgia corporal
- Operação Última Fase - 10:50 Quadrilha que fraudava CNU é alvo de operação da Polícia Federal
- Prova do Fazendeiro - 10:35 Namorada do cantor Belo se torna fazendeira pela segunda vez
- Poder Judiciário - 10:10 Juiz Djailson de Souza é promovido ao cargo de desembargador de MS
- Processo seletivo - 09:45 Inscrições para seleção de professores da Reme, encerram nesta sexta
- Heredita Damnare - 09:35 Polícia descobre empresas de fachadas
- Vila Alba - 09:15 Idoso de 80 anos morre após ser espancado em Campo Grande