Geral
Captura e comércio do Dourado podem ficar proibidos por mais 5 anos
Proposta estabelece a proibição da captura, transporte, venda ou processamento até 2029
Quarta-feira, 21 Fevereiro de 2024 - 15:15 | Redação

A captura e comercialização do peixe Dourado poderão continuar proibidas por mais cinco anos. É o que prevê o Projeto de Lei 364 de 2023, de autoria do então deputado João César Mattogrosso (PSDB), que tramita na Assembleia Legislativa.
A matéria está em avaliação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Ainda não há data prevista para votação em plenário.
A proposta estabelece a proibição da captura, do embarque, do transporte, da comercialização, do processamento e da industrialização do Dourado (espécie Salminus risiliensis ou Salminus maxillosus), até 10 de Janeiro de 2029.
A proposta estende por mais cinco anos a vedação, sendo ressalvadas a modalidade “pesque e solte”, o consumo dos pescadores profissionais e os exemplares criados em cativeiro.
A coleta de exemplares vivos, de matrizes e reprodutores, no ambiente natural, poderá ser objeto de autorização ambiental expedida pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), quando destinados à pesquisa científica ou à recuperação de plantel por agricultores de reprodução de alevinos devidamente licenciados e registrados nos órgãos competentes.
A proibição por cinco anos entrou em vigor primeiramente em Janeiro de 2019 com a publicação da Lei 5.321, sancionada pelo então governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
A CCJR é composta pelos seguintes deputados Mara Caseiro (PSDB), Junior Mochi (MDB), Antonio Vaz (Republicanos), Pedrossian Neto (PSD) e Caravina (PSDB).
(Com informações da assessoria de imprensa da ALEMS)
Últimas Notícias
- Meio Ambiente - 16:53 Dia Mundial da Limpeza: Bioparque terá coleta de lixo eletrônico e ações especiais
- Polícia Federal - 16:47 Operação Mercúrio desmantela em esquema de contrabando em Corumbá
- Dourados - 16:37 Prefeitura vai acionar operadora após falha no 192 do Samu
- PEC da Blindagem - 16:05 Câmara derruba voto secreto em PEC da Blindagem por falta de quórum
- MPMS - 15:42 Réu pega 13 anos por matar vizinho
- Economia - 15:30 Como a IA pode salvar sua profissão
- Meio ambiente - 15:02 MP apura uso de fogo sem licença ambiental em 35 hectares de área rural
- Positividade - 14:48 Jovens preparam atividades divertidas para evento de valorização da vida
- Arte - 14:36 Filme O Agente Secreto será o representante brasileiro no Oscar 2026
- Política - 14:14 PEC da Blindagem se estenderá a deputados estaduais e distritais