Geral
Capital vira referência em políticas públicas para jovens
Domingo, 24 Fevereiro de 2019 - 07:00 | Redação
Campo Grande se tornou uma referência em políticas para a juventude. Tanto que o subsecretário de Juventude, Maicon Nogueira, a convite da ONU-Habitat e do Fórum Nacional de Secretários de Juventude, apresentou os resultados obtidos pela Prefeitura da Capital com o Programa Levanta Juventude, no I Encontro de Gestores de Juventude do Nordeste em Olinda – PE.
A experiência de Campo Grande serviu como modelo de gestão para os mais de 80 gestores presentes. O evento tem como objetivo oferecer soluções aos gestores para serem aplicadas a cada município.
Na ocasião, Maicon Nogueira, destacou o Programas Levanta Juventude e Telecentro 2.0 que em apenas 2 anos passaram mais de 4,5 mil jovens, inseridos nos três pilares da formação; a capacitação, orientação e empregabilidade.
Em 2018, reportagem especial do Diário Digital destacou o trabalho da Subsecretaria de Juventude da Capital para qualificar jovens da Capital e encaminhar para o mercado de trabalho, através de parcerias com empresas. Tudo é oferecido de graça. Basta ao jovem procurar a Subsecretaria e fazer a inscrição. Veja reportagem.
Desafios - Na programação do I Encontro de Gestores de Juventude do Nordeste, a secretária Nacional da Juventude Jayana Nicaretta, apresentou um painel sobre os avanços, desafios e novas perspectivas, no qual falou sobre o bônus demográfico, a Agenda Juventude 4.0 e sobre a 4ª Revolução Industrial, a atual diretriz para o planejamento das políticas públicas voltadas a empregabilidade.
“A secretaria está montando uma Agenda Juventude 4.0, inovadora que prepara os jovens para as novas competências do futuro. A razão pela urgência da agenda da empregabilidade, é que a partir da era digital, os empregadores brasileiros estão demandando novas competências dos nossos jovens”, pontuou.
Com o projeto e planejamento de sua gestão em mãos, a secretária nacional de Juventude, Jayana Nicaretta da Silva comentou do mapeamento feito de 109 programas do Governo Federal que envolvem o tema juventude.
“Dentre essas ações, selecionamos os 12 mais relevantes e importantes para o tema da empregabilidade. São eles hoje, programas que envolvem o Ministério da Educação, o Ministério da Cidadania e o Ministério da Ciência e Tecnologia”, disse Jayana.
Participam do evento, a secretária nacional de Juventude, Jayana Nicaretta da Silva; o prefeito do município, Professor Lupércio; o vice-prefeito, Márcio Botelho; o secretário de Educação da Cidade de Olinda, Paulo Roberto; o representante da Organização das Nações Unidas, Alex Armênio.
Últimas Notícias
- Cultura - 16:12 Laboratório de projetos de curtas recebe inscrições até domingo
- Economia - 15:51 Mês das Crianças: preço da bicicleta tem variação de até 122% na Capital
- Campão Cultural - 15:37 Abertas as inscrições para artistas no 3° Festival Campão Cultural
- Apostadores - 15:09 Mega-Sena sorteia nesta sexta-feira prêmio acumulado em R$ 25 milhões
- Educação - 14:50 Alunos de Aparecida do Taboado são premiados em feira de ciências do IFMS
- Política - 14:38 Com taxação de ricos, faixa de isenção do IR pode passar de R$ 5 mil
- Oportunidades - 14:00 Concurso unificado: prazo para envio de títulos termina hoje
- Amplavisão - 13:50 Os equívocos e desencontros da derrota de Beto Pereira, por Manoel Afonso
- Investigação - 13:38 Após ser baleada na cabeça, mulher morre na Santa Casa
- Outubro Rosa - 13:00 Ação 'Se Toca Empreendedora!' arrecada doações para o Hospital do Amor