Geral
Capital implanta atendimento inovador na área e Fiosioterapia
Novidade promete ampliar a oferta do serviço, por meio do uso da telessaúde
Sexta-feira, 12 Abril de 2024 - 10:17 | Redação

Campo Grande dá um passo à frente no atendimento em saúde com a implementação de um projeto pioneiro no Brasil: a Teleinterconsulta e Teleconsulta em Fisioterapia. A iniciativa, uma colaboração entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o Ministério da Saúde, através da eMulti – Equipe Multidisciplinar, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do projeto Territórios Integrados de Atenção à Saúde de Campo Grande (Teias), promete revolucionar o atendimento em fisioterapia no município com a ampliação da oferta do serviço, por meio do uso da telessaúde.
A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, enfatiza que o projeto visa não apenas atender a demanda reprimida por serviços de fisioterapia, mas também melhorar a qualidade da assistência à população. “Este projeto contribuirá significativamente para reduzir a fila de espera, promovendo um atendimento de maior qualidade”, afirmou.
Inicialmente, o serviço estará disponível na Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro Santa Emília, escolhida por sua alta demanda na especialidade de fisioterapia e por estar fora da área de cobertura da equipe multiprofissional eMulti. A expectativa é realizar cinco atendimentos diários no período noturno, com planos de expansão para outras oito unidades até o final do ano.
Além de aumentar o acesso ao atendimento, a apoiadora do projeto TEIAS, Leila Foester Merey, ressalta os benefícios adicionais da telessaúde, como a redução do tempo de deslocamento, custos e absenteísmo. Ela explica que o profissional poderá avaliar a necessidade de manter o paciente na fila de espera ou não, otimizando o processo de atendimento. “E isso será fundamental para avaliarmos de maneira mais efetiva a necessidade desse paciente e determinar a melhor conduta”, diz.
Últimas Notícias
- Inclusão - 09:32 Deputado Lucas de Lima garante reconhecimento da fibromialgia como deficiência em MS
- Violência contra a mulher - 09:12 Mulher denuncia agressor por mensagem
- Independência do Brasil - 08:50 Grande festa no 7 de Setembro na Capital
- Dourados - 08:35 Empresário de Dourados transfere R$ 1 milhão por engano e valor é devolvido
- Charge - 08:12 Tutores de pitbull que atacou idoso são acusados de omissão de cautela
- Nova Andradina - 08:10 Homem é preso por sequestro, cárcere privado e agressão em Nova Andradina
- Ladário - 07:50 Polícia Civil prende suspeito de homicídio em Ladário
- Saúde Pública - 07:30 Pátio recebe o castramóvel no sábado
- Política - 07:00 Riedel quer julgamento justo para Bolsonaro
- Trânsito - 19:00 Condutor fura pare e mata piloto de moto em Dourados