Geral
Capital é a primeira a confeccionar e implantar prótese transfemural pelo SUS no País
Em um marco para a saúde pública brasileira, Campo Grande se tornou a cidade pioneira na confecção e implantação da primeira prótese transfemural (amputação entre quadril e joelho) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no país
Quinta-feira, 06 Julho de 2023 - 18:54 | Gabriel Telê Santana

Em um marco para a saúde pública brasileira, Campo Grande se tornou a cidade pioneira na confecção e implantação da primeira prótese transfemural (amputação entre quadril e joelho) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no país. O Centro Especializado em Reabilitação (CER) da APAE foi responsável pela confecção da prótese, enquanto o paciente beneficiado também é residente no município. O CER/APAE recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que realiza a contratualização e custeio dos serviços.
A confecção da prótese utilizou a técnica Direct Socket, desenvolvida pela renomada empresa Össur, da Islândia, referência mundial em próteses e tecnologia assistiva. Embora a técnica já seja empregada pela instituição desde 2020 para a confecção de próteses transtibiais (amputação entre joelho e tornozelo), esta é a primeira vez que ela é aplicada para uma prótese transfemural.
O aposentado Walter Dias Martins, que perdeu a perna há cerca de 11 anos devido a um acidente de trânsito, é o primeiro paciente a receber uma prótese transfemural. Ele expressa sua esperança e expectativa em relação à nova prótese: “Eu tive experiência com outras quatro próteses confeccionadas com diferentes materiais, mas o processo de adaptação foi sempre muito doloroso. Agora estou bastante esperançoso de que com essa nova prótese eu consiga ter uma melhor qualidade de vida. É um avanço muito grande”, destaca Walter.
Adriana Maria de Oliveira, supervisora da oficina ortopédica da APAE, explica que a avaliação das necessidades do paciente é feita de forma individualizada. “Cada paciente possui uma necessidade específica, portanto é necessário realizar uma análise prévia para determinar o tipo de material e técnica mais adequada. No caso desse paciente, foi possível adaptar a técnica para obter melhores resultados”, explica Adriana.
O objetivo da utilização da técnica Direct Socket é proporcionar aos pacientes materiais de melhor qualidade e maior precisão, reduzindo a necessidade de retornos à unidade de saúde. Em comparação com o processo tradicional de protetização, o tempo e a frequência das avaliações e medidas são menores com o sistema Direct Socket.
A escolha do sistema, assim como dos demais materiais dispensados, segue critérios de avaliação, em que o técnico ortopédico analisa e seleciona o sistema mais adequado para cada paciente.
O secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, destaca que mais esta conquista representa um avanço significativo no acesso a tecnologias assistivas de qualidade pelo SUS, promovendo uma melhora na qualidade de vida e na mobilidade dos pacientes que necessitam de próteses transfemurais.
“Parabenizamos ao CER/APAE pelo brilhante trabalho que vem sendo realizado, e reafirmamos o nosso compromisso em garantir assistência integral e inclusiva à população, investindo em inovação e capacitação para oferecer tratamentos cada vez mais eficazes e humanizados”, finaliza.
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Saúde Pública - 08:50 Corumbá solicita UBS Fluvial e Ambulanchas para atender ribeirinhos
- Record TV - 08:39 Rayane Figliuzzi é a primeira Fazendeira da temporada
- Rua da Divisão - 08:25 Motocicleta com quatro jovens bate em poste
- Habitação - 08:13 Pessoas com Microcefalia terão prioridade em programa habitacional
- Infraestrutura - 07:40 Viaduto deve ampliar tráfego
- Dourados - 07:21 Avô acusado de estupro contra netos é preso em Dourados
- Empregabilidade - 07:00 Ação de empregos tem foco em PCDs
- Charge - 06:47 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Nacional - 19:09 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Economia - 18:51 Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano