Geral
Campo Grandenses aprovam lei que proíbe soltura de fogos de artifícios
Legislação foi pensada em idosos, crianças, pessoas com transtorno Espectro Autista e animais
Domingo, 26 Dezembro de 2021 - 10:00 | Yara Borges

As festas de fim de ano prometem ser diferentes em Campo Grande. No dia 14 de dezembro, os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram o projeto de Lei Complementar n. 783/21 que proíbe a queima de fogos com estampido e com efeito sonoro no perímetro urbano, autorizando a soltura na área rural.
A proposta do vereador Papy (SD) que altera a Lei Municipal n. 2.909/81 prevê a flexibilização da queima e soltura de fogos de artifícios em Campo Grande, de forma que os comerciantes do ramo não sejam prejudicados com a total proibição da prática.
A medida já estava em vigor e, originalmente, proíbe a utilização de fogos de artifício, sem efeitos sonoros próximo de porta, janela ou terraço de edificações. Também em distância inferior a 500 metros de hospitais, casas de saúde, asilos, presídios, quartéis, postos de serviços, abastecimentos de veículos, depósitos de inflamáveis e explosíveis, reservas florestais, similares e em locais fechados.
De acordo com o autor, a proposta foi pensada em idosos, crianças, pessoas com transtorno Espectro Autista e animais. Para a maioria da pessoas ouvidas pela reportagem do Diário Digital, a iniciativa é bem-vinda. Micaela Albuquerque, de 31 anos, analista bancária, por exemplo, diz aprovar lei pensando, principalmente, em seus animais.
"Eu tenho cachorros e eles sofrem demais com os barulhos dos fogos de artifícios, por isso eu aprovo", afirma.

A cabeleireira Juliene Santos, de 31 anos, fala que além do barulho, ela se preocupa com a segurança das pessoas. "Eu penso que em questão do barulho pode atrapalhar ou assustar os idosos e os animais", salienta.
"Eu particularmente adoro os fogos de artifícios, mas penso bastante que deveria ter um local certo para isso, porque meu amigo mesmo um dia foi soltar no chão e acabou pegando em baixo do pé dele e machucou muito. Têm muitos pais que deixam jovens soltando esses fogos, eu acho muito perigoso", afirma Juliene.

"Eu concordo com essa lei e acho super boa. Eu mesmo não gosto dos fogos", comenta o estudante João Victor dos Santos de 14 anos.

O descumprimento do Art. 124 prevê que acarretará ao infrator uma multa no valor de 1.000,00 (mil reais). O valor será duplicado caso haja reincidência, no período de 12 meses.
Últimas Notícias
- Centro Pop - 08:27 MPMS multa prefeitura por má gestão
- Charge - 08:27 Paciente depreda UPA, furta cadeira de rodas e agride ciclista
- Poder Judiciário - 08:00 Justiça Federal realiza atendimentos no Rio Paraguai em MS
- Interior - 07:41 Alegando que eram jovens demais, casal é preso suspeito de praticar aborto
- Record TV - 07:30 Rivalidades declaradas! Saiba quais peões já se odeiam em A Fazenda 17
- Vila Nasser - 07:15 Idoso tem casa destruída por vizinhos
- Oportunidades - 07:00 Pátio recebe Balcão de Empregos
- Política - 19:09 Motta convoca reunião nesta quarta para debater anistia a golpistas
- Reality show - 18:32 Confira o cronograma da primeira semana de A Fazenda 17
- Acidente aéreo - 18:00 Pecuarista morre em queda de aeronave