Geral
Campo Grande inicia substituição de raio-X analógico por digital nas unidades de saúde
A previsão é de que os novos equipamentos digitais estejam em pleno funcionamento já na próxima semana
Quinta-feira, 11 Setembro de 2025 - 07:40 | Redação

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, está promovendo a modernização dos aparelhos de radiologia (raio-X). A substituição dos antigos equipamentos analógicos por versões digitais já está em curso nas unidades de pronto atendimento da Capital. Esse é mais um importante avanço na rede de saúde municipal.
A inovação dos equipamentos, além de representar um salto tecnológico, garante mais agilidade na realização dos exames, maior qualidade nas imagens e mais eficiência no diagnóstico médico. As unidades estão passando por uma transição programada, com períodos temporários de inatividade para instalação dos novos equipamentos, mas com previsão de retomada dos atendimentos a curto prazo de até 7 dias.
Nesta quarta-feira (10), os aparelhos antigos das unidades de urgência e emergência Moreninhas e Leblon foram retirados. A previsão é de que os novos equipamentos digitais estejam em pleno funcionamento já na próxima semana. A modernização segue o cronograma estabelecido com a transição entre as empresas prestadoras de serviço – da Health para a FIDI – ambas contratadas por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Saúde.
Confira o cronograma de transição:
02/09 – UPA Santa Mônica, Pronto Atendimento Infantil (PAI) e CRS Tiradentes
10/09 – UPA Moreninhas e UPA Leblon
17/09 – UPA Universitário e UPA Coronel Antonino
Durante esse período de transição, os atendimentos com raio-X estão sendo remanejados conforme a disponibilidade das unidades. Atualmente, estão em funcionamento os equipamentos das unidades Coronel Antonino, Universitário e Centro de Apoio e Diagnóstico Municipal CADIM, em casos de urgência ortopédica.
Nesta quinta-feira, (11/09), entram em operação os aparelhos digitais da UPA Santa Mônica, somando quatro unidades com o serviço ativo. Na sexta-feira (12/09), o Pronto Atendimento Infantil (PAI) também retoma os atendimentos com o novo equipamento digital, totalizando cinco unidades com o serviço de raio-X em pleno funcionamento.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é manter pelo menos cinco unidades operando com raio-X durante todo o processo de modernização. Até o final de setembro, a meta é ter os sete equipamentos completamente renovados e em funcionamento.
A Prefeitura de Campo Grande reforça seu compromisso com a saúde pública de qualidade e destaca que a transição, embora temporária, trará mais agilidade, precisão e conforto aos pacientes atendidos na rede municipal de urgência e emergência.
Últimas Notícias
- Passeio - 09:50 Paciente em cuidados paliativos vive dia inesquecível no Bioparque Pantanal
- Homicídio - 09:22 Detento executado acumulava passagens
- Interior - 09:10 Neta e namorado arquitetam ataque
- Motoentregadores - 08:56 Câmara vê com urgência votação de projeto de lei que garante vale-refeição para entregadores
- Corumbá - 08:32 Carga de cocaína é encontrada em tanque de combustível de caminhão
- Arte - 08:00 Espetáculo que mistura dança e tecnologia será apresentado na Capital
- Execução - 07:50 Detento é executado ao deixar presídio
- Modernização - 07:40 Campo Grande inicia substituição de raio-X analógico por digital nas unidades de saúde
- Justiça - 07:21 Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
- Campo Grande - 07:00 Pátio sorteia vale-compras aos clientes