• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Doação de sangue

Campanha chega a 3 mil doações de sangue e arara ganha mais cor

Ação chega na 3ª etapa e faltam 2 mil doações para monumento ficar totalmente vermelho

Campanha com arara vermelha atinge 4 mil doações (Foto Luciano Muta)

Com o aumento da participação do campo-grandense na campanha de doação de sangue, a arara vermelha vai ganhando mais cor. Nesta terça-feira (01) a pintura do monumento chegou na terceira etapa com a marca de 3 mil bolsas de sangue doadas no Hemosul. Quanto maior o volume de doações, mais o pássaro do Monumento das Araras vai recebendo a cor vermelha. No total, a campanha Do Mesmo Sangue terá cinco etapas.

O monumento das três araras que fica no bairro Amambaí é uma criação do artista plástico Cleir Ávila, conhecido por suas obras com a temática pantaneira. "Essa foi minha primeira obra em praça pública e estou feliz com  resultado e proporção que projeto tem tomando", ressalta o artista.

Artista que criou monumento, Cleir participa da campanha (Foto: Luciano Muta)

Marli Vavas, coordenadora geral da Rede Hemosul, acompanhou a terceira etapa da pintura da da ararinha e  reforçou a veia solidária dos sul-mato-grossenses. “ É incrível a proporção que o projeto tomou. Todas as vezes que divulgamos a falta de sangue nos estoques a população se prontifica a ajudar o próximo”.  Ela pontua que que o número de doação está em número satisfatório e o único problema é que a demanda de pacientes em tratamento oncológico. "Cresceu muito nos últimos dias a procurar por sangue para pacientes com câncer”, afirma.

Neste período de pandemia, as doações são captadas no Hemosul que adotou todas as medidas de biossegurança para evitar a disseminação do novo coronavírus. Segundo a coordenadora do órgão, todos que vão doar são atendidos com agendamento e a higienização dos equipamentos é constante.

Coordenadora do Hemosul comemora resultado da campanha (Foto: Luciano Muta)

A campanha Do Mesmo Sangue é uma parceria do Hemosul, Sicredi e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). O objetivo é estimular a solidariedade através da arte. A arara foi pintada de branco e para que volte a ficar totalmente vermelha serão necessárias 5 mil bolsas de sangue. A cada mil doações uma parte dela será pintada.

Cleomar Campos é doador fidelizado no Hemosul e foi um dos voluntários da campanha (Foto: Luciano Muta)


O Hemosul fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304. O atendimento de segunda a sexta-feira é das 7h às 17h, e aos sábados de 7h às 12h. A cada 1° sábado do mês o atendimento é das 7h às 17h.

Veja Também