Geral
Câmara reduz idade mínima de aposentadoria para professores
Sexta-feira, 12 Julho de 2019 - 18:18 | Redação
Por 465 votos a 25, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou há pouco a redução da idade de aposentadoria para os professores. De autoria do PDT, o destaque diminui a idade mínima para 55 anos (homens) e 52 anos (mulheres).
A redução vale apenas para professores federais, de instituições privadas e de municípios sem regime próprio de Previdência. Para aposentar-se com idade mínima menor, o professor deverá cumprir a regra de transição que exige o pedágio de 100% do tempo restante para se aposentar.
Acordo - O destaque foi aprovado com acordo tanto na base aliada como na oposição. O texto principal da reforma previa aposentadoria de professores a partir de 60 anos para homens e 57 anos para mulheres.
No momento, a Câmara discute destaque do PT para retirar da reforma a mudança no cálculo das pensões por morte. O texto-base reduz o valor da pensão para 60% da média de contribuições do cônjuge falecido para quem tem um dependente, mais um adicional de 10 pontos percentuais por dependente até atingir 100% para quem tem quatro dependentes ou mais.
Na quinta-feira (11) à noite, a Câmara tinha aprovado uma emenda aglutinativa para que o valor da pensão não seja inferior a um salário mínimo, caso o benefício seja a única fonte de renda formal do viúvo ou da viúva. O texto-base estabelecia que o salário mínimo só seria pago se ninguém na família tivesse outra fonte de renda.
Um destaque do Solidariedade sobre regras de transição foi retirado. Ainda falta o Plenário analisar quatro destaques de bancada para encerrar a votação da reforma da Previdência no primeiro turno. Depois disso, a Câmara tentará aprovar a proposta em segundo turno na comissão especial ainda hoje.
Últimas Notícias
- Operação "Controle" - 15:13 PF deflagra operação contra tráfico de medicamentos na fronteira de MS
- Ponta Porã - 14:50 Foragido da Justiça é preso com drogas e armas de fogo em MS
- Bataguassu - 14:30 Mulher é presa em flagrante por associação ao tráfico envolvendo adolescentes
- Homicídio - 14:15 Suspeito de matar a tiros produtor rural é preso em Deodápolis
- Robôs de resgate - 13:51 Equipe do Sesi MS fica em 3º lugar em torneio regional de robótica nos EUA
- Operação "Argos" - 13:30 Polícia realiza operação contra tráfico de drogas no interior de MS
- Oportunidades - 13:00 47 vagas e salários de até R$ 4,9 mil
- Oportunidades - 12:19 CNU 2025 terá 3.352 vagas em 35 órgãos federais
- Cães e gatos - 11:50 Consultório Móvel da Subea divulga agenda de atendimento do mês de Maio
- Campanha - 11:38 PMA faz ações de orientação sobre animais silvestre durante todo o ano