Geral
Brasil tem número recorde de eleitores no exterior
Este ano, os eleitores brasileiros poderão votar em 181 cidades estrangeiras
Sábado, 24 Setembro de 2022 - 15:32 | Agência Câmara

Cerca de 697 mil brasileiros com domicílio eleitoral no exterior estão aptos a votar em 2022 exclusivamente para os cargos de presidente e vice-presidente da República. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número é 39,21% maior que o da última eleição, em 2018, quando ultrapassou 500 mil.
Este ano, os eleitores brasileiros poderão votar em 181 cidades estrangeiras. A pedido do Ministério das Relações Exteriores, o TSE autorizou postos de votação fora da sede das embaixadas e repartições consulares em 21 países.
Lisboa é a cidade com maior quantidade de brasileiros habilitados a votar, com 45,2 mil eleitores. Em seguida aparecem Miami e Boston, ambas nos Estados Unidos, com 40,1 mil e 37,1 mil eleitores, respectivamente. Também há número considerável em Nagoia, no Japão, com 35,6 mil brasileiros, e em Londres, na Inglaterra, com 34,4 mil.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal é o órgão responsável por organizar a votação no exterior, com apoio de consulados e missões diplomáticas nos respectivos países.
Eleitores - Também no exterior, o voto é facultativo para os menores de 18 anos, maiores de 70 anos e pessoas analfabetas. As mulheres são maioria do eleitorado no exterior, representando 58,54%. A maior parte dos eleitores tem entre 35 e 44 anos.
Brasileiros com domicílio eleitoral no exterior que não puderem comparecer no dia da eleição terão de justificar a ausência pelo e-Título, pelo Sistema Justifica ou mediante o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (a ser entregue após a eleição).
Quem mantém domicílio eleitoral no Brasil, mas estiver no exterior no dia da eleição também terá de justificar a ausência no pleito.
(Com informações de Agência Câmara de Notícias)
Últimas Notícias
- Três Lagoas - 18:54 Operação "Grafeas" cumpre mandados de busca e apreensão
- Ponta Porã - 18:39 Adolescente de 16 anos é apreendida com skunk
- Meio Ambiente - 18:10 Passagem de elefanta por rodovia de MS é monitorada; veja vídeo
- Ponta Porã - 17:50 Comboio do crime é interceptado com maconha e cigarros
- Polícia Federal - 17:25 Foragido da Justiça Francesa é preso em Dourados
- Apostas - 17:00 Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 28 milhões
- Educação - 16:57 Projeto 'Crescer e Colher' leva horta para 115 estudantes da área rural
- Campo Grande - 16:25 Executor do homicídio no Jardim Los Angeles é preso
- Na corda bamba - 16:00 Ladrão é flagrado se equilibrando em fiação
- Cultura - 15:50 Campo Grande recebe exposição sobre Camen Portinho