Geral
Bota, chapéu e tradição: com apoio do Governo começa a 30ª Copa do Laço em Campo Grande
Reconhecido como patrimônio cultural, o esporte atrai laçadores de todas as idades, conectando gerações em torno de uma prática que combina técnica, precisão e paixão.
Sexta-feira, 13 Dezembro de 2024 - 10:50 | Redação

A 30ª Copa do Laço teve início na quinta-feira (12), no Parque do Laçador, em Campo Grande, com arquibancadas lotadas e olhares atentos a cada cavaleiro que adentrava a arena. A cerimônia de abertura contou com a presença do governador Eduardo Riedel, que destacou a importância do laço comprido como parte da identidade cultural e econômica de Mato Grosso do Sul.
“Não tem como não se emocionar. Assim como hoje, você vai numa festa de Laço ao longo do ano inteiro, é acampamento cheio, criança, mulher, gente, é a cara do Mato Grosso do Sul. É o único local do Brasil que tem essa representatividade através do lançador, através dessa cultura que é esporte, que é economia”, destacou o governador.
Nos próximos dias, mais de mil competidores representando 33 clubes filiados à Federação de Clubes de Laço de Mato Grosso do Sul devem participar das provas. Entre os estreantes, está Ritione Oliveira, de 38 anos, que mora em Jardim e vive a expectativa de competir pela primeira vez:
“Eu laço desde os 11 anos, isso aqui pra nós que somos do ramo da pecuária é uma diversão. Minha filha tem 4 anos e já está aprendendo a montar”, disse ele.
As raízes do laço comprido
O laço comprido tem origem nas atividades dos vaqueiros e peões das regiões rurais do Brasil, sendo uma prática tradicional no Mato Grosso do Sul.
Na técnica, o laçador utiliza uma corda de aproximadamente 12 metros de comprimento, com uma argola na ponta, para arremessar em direção a um boi ou novilho em movimento. O objetivo é laçar o animal pelos chifres, exigindo precisão, destreza e, acima de tudo, sintonia entre o cavaleiro e seu cavalo.
Últimas Notícias
- Educação - 15:50 MS inspira MT em práticas de educação profissional e programa de aprendizagem
- Saúde - 15:39 Pesquisadores criam prótese com antibiótico para tratar infecções
- Corumbá - 15:15 Passageiro foge durante revista policial e deixa maconha pra trás
- Primo Oculto - 14:50 Operação combate o tráfico de drogas e organização criminosa
- Corumbá - 14:35 Defensoria aponta falha e garante suspensão de descontos de aposentado
- Política - 14:10 Senador de MS lidera missão aos EUA
- Oportunidades - 13:50 UFGD oferece 120 vagas para cursos de inglês, espanhol e guarani
- Apostadores - 13:37 Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 46 milhões nesta terça-feira
- Oportunidades - 13:00 Curso remunerado de operadores em MS
- Habitação - 12:19 Prefeitura de Dourados entrega mais 75 títulos de regularização fundiária