Geral
Bombeiros do MS são enviados para o Rio Grande do Sul
A missão vai contar com o envio de uma aeronave com dez militares de salvamento aquático
Sexta-feira, 03 Maio de 2024 - 10:35 | Ian Netto

Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul irão auxiliar nos serviços de apoio e resgate da população atingida pelas fortes chuvas e enchentes ocorridas nos últimos dias no Rio Grande do Sul. A convocação veio através do Governador do Estado, Eduardo Riedel, que encaminhou os membros da corporação para apoio no estado do RS.
A calamidade que se instaurou no Estado teve inicio durante a semana, com as fortes chuvas que alagaram as cidades, subindo o nível da agua em 36 metros e deixando famílias ilhadas.
Atualmente, a Defesa Civil afirma que 60 pessoas estão desaparecidas, 36 estão feridas e 32 morreram em decorrência as fortes chuvas. A situação atinge 154 dos 496 municípios de RS, afetando 71,3 mil pessoas, deixando 14 mil pessoas fora de casa, sendo 4.645 mil em abrigos e mais de dez mil desalojados.
A missão vai contar com o envio de uma aeronave com dez militares de salvamento aquático com duas viaturas e todo o equipamento para auxiliar na cidade de Montenegro. No segundo momento da operação, quando o nível d'agua baixar, serão enviados cães que devem ajudar no resgate das vitimas e uma aeronave da Secretaria de Segurança Pública com 4 militares, além de um médico da equipe que deve ajudar nos alojamentos de resgate. A cidade que fica há 1.400 km de distancia de Campo Grande, está 80% de todo seu território debaixo d'agua.
A equipe de Bombeiros do Estado já esteve presente em outras catástrofe, como no rompimento da barragem em Brumadinho em 2019, que matou 270 pessoas. Na época, a equipe foi encaminhada com uma equipe de cães de resgate para ajudar localizar as vitimas desaparecidas. O Coronel Frederico Reis falou com a equipe do Diário Digital e falou sobre a participação dos bombeiros do estado na missão.

"As vagas foram preenchidas em menos de uma hora, quando fizemos o informativo, em uma hora todas as vagas estavam preenchidas. O sentimento é de quem veste a farda, que tem uma obrigação com a vida" afirmou o coronel.

Os militares se deslocam na manhã de hoje (03) e devem ficar 10 dias pela cidade de Montenegro.
Últimas Notícias
- "Forasteiros" - 09:00 Operação prende trio por tráfico e apreende ilícito na Capital
- Centro Pop - 08:27 MPMS multa prefeitura por má gestão
- Charge - 08:27 Paciente depreda UPA, furta cadeira de rodas e agride ciclista
- Poder Judiciário - 08:00 Justiça Federal realiza atendimentos no Rio Paraguai em MS
- Interior - 07:41 Alegando que eram jovens demais, casal é preso suspeito de praticar aborto
- Record TV - 07:30 Rivalidades declaradas! Saiba quais peões já se odeiam em A Fazenda 17
- Vila Nasser - 07:15 Idoso tem casa destruída por vizinhos
- Oportunidades - 07:00 Pátio recebe Balcão de Empregos
- Política - 19:09 Motta convoca reunião nesta quarta para debater anistia a golpistas
- Reality show - 18:32 Confira o cronograma da primeira semana de A Fazenda 17