Geral
Bombeiros do MS são enviados para o Rio Grande do Sul
A missão vai contar com o envio de uma aeronave com dez militares de salvamento aquático
Sexta-feira, 03 Maio de 2024 - 10:35 | Ian Netto

Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul irão auxiliar nos serviços de apoio e resgate da população atingida pelas fortes chuvas e enchentes ocorridas nos últimos dias no Rio Grande do Sul. A convocação veio através do Governador do Estado, Eduardo Riedel, que encaminhou os membros da corporação para apoio no estado do RS.
A calamidade que se instaurou no Estado teve inicio durante a semana, com as fortes chuvas que alagaram as cidades, subindo o nível da agua em 36 metros e deixando famílias ilhadas.
Atualmente, a Defesa Civil afirma que 60 pessoas estão desaparecidas, 36 estão feridas e 32 morreram em decorrência as fortes chuvas. A situação atinge 154 dos 496 municípios de RS, afetando 71,3 mil pessoas, deixando 14 mil pessoas fora de casa, sendo 4.645 mil em abrigos e mais de dez mil desalojados.
A missão vai contar com o envio de uma aeronave com dez militares de salvamento aquático com duas viaturas e todo o equipamento para auxiliar na cidade de Montenegro. No segundo momento da operação, quando o nível d'agua baixar, serão enviados cães que devem ajudar no resgate das vitimas e uma aeronave da Secretaria de Segurança Pública com 4 militares, além de um médico da equipe que deve ajudar nos alojamentos de resgate. A cidade que fica há 1.400 km de distancia de Campo Grande, está 80% de todo seu território debaixo d'agua.
A equipe de Bombeiros do Estado já esteve presente em outras catástrofe, como no rompimento da barragem em Brumadinho em 2019, que matou 270 pessoas. Na época, a equipe foi encaminhada com uma equipe de cães de resgate para ajudar localizar as vitimas desaparecidas. O Coronel Frederico Reis falou com a equipe do Diário Digital e falou sobre a participação dos bombeiros do estado na missão.

"As vagas foram preenchidas em menos de uma hora, quando fizemos o informativo, em uma hora todas as vagas estavam preenchidas. O sentimento é de quem veste a farda, que tem uma obrigação com a vida" afirmou o coronel.

Os militares se deslocam na manhã de hoje (03) e devem ficar 10 dias pela cidade de Montenegro.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060