• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Assembleia aprova lei para certificação dos laboratórios ambientais de MS

Lei de autoria do Deputado Estadual Lídio Lopes foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira porém entra em vigor a partir de 2030

Domingo, 06 Julho de 2025 - 16:00 | Redação


Assembleia aprova lei para certificação dos laboratórios ambientais de MS
Conforme Lidio Lopes, autor da lei, a proposta foi amplamente debatida com a UFMS e Imasul (Foto: Governo do Estado deMato Grosso do Sul)

O Poder Executivo sancionou a Lei 6.435, de 24 de junho de 2025, que dispõe sobre exigências para certificação dos laboratórios ambientais de Mato Grosso do Sul. A publicação da legislação de autoria do deputado Lidio Lopes (sem partido) está no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (25).
Pela lei, os laboratórios que emitem laudos e relatórios de ensaios ambientais precisam ter reconhecimento formal junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), seguindo a norma técnica ABNT NBR ISO/IEC 17025 – internacionalmente reconhecida e utilizada como referência para garantir a competência, imparcialidade e operação consistente desses estabelecimentos. A medida quer garantir maior confiabilidade e qualidade técnica dos pareceres ambientais utilizados para licenciamento de empreendimentos em Mato Grosso do Sul.
De acordo com Lidio Lopes, a proposta foi amplamente debatida com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o Instituto de Meio Ambiente do Estado (Imasul). "Esse projeto foi muito discutido com profissionais da UFMS e Imasul. É necessário ter essa acreditação junto ao Inmetro para que as empresas sejam conceituadas e tenham todos os dados legais para emitir esses laudos ambientais”.
Apenas laboratórios com certificação do Inmetro poderão emitir relatórios válidos para fins de medições ambientais no Estado, conforme a lei. Os laudos deverão seguir rigorosos padrões técnicos e incluir identificação e assinatura de profissionais registrados nos respectivos conselhos regionais. O Imasul será responsável por credenciar os laboratórios interessados e disponibilizar em seu site oficial a lista dos estabelecimentos habilitados.
A lei entra em vigor a partir de cinco anos da data da publicação.

SIGA-NOS NO Google News