Geral
Artista plástico sugere manutenção periódica nos Tuiuiús do Aeroporto
Temporal deste domingo derrubou uma das esculturas do artista Cleir Ávila
Segunda-feira, 04 Dezembro de 2023 - 15:39 | Redação

Entre as várias imagens do temporal deste domingo, 3 de Dezembro, em Campo Grande (MS), uma chamou particularmente a atenção dos moradores da Capital: um dos tuiuiús do Aeroporto Internacional foi derrubado durante a chuva com ventos fortes e sofreu vários danos.
A escultura faz parte do conjunto de três Tuiuiús, chamados de Zé Bicudo, Majestoso e Asa Branca, obras do artista plástico Cleir Ávila. O artista, aliás, ainda não foi oficialmente comunicado do incidente pela administradora do Aeroporto, a empresa Arena.
Ele que tomou conhecimento dos fatos pela imprensa estima que a restauração pode demorar meses dependendo do nível dos estragos. Na tarde desta segunda-feira, 5 de Dezembro, a escultura permanece tombada no local.

"O Monumento Pantanal Sul, conhecido como Tuiuiús do Aeroporto tem 23 anos de construção e em 2018 passou por revitalização, contudo é necessária manutenção periódica. Após a última restauração, o artista plástico Cleir, autor da obra, não foi acionado por parte da administradora do terminal para outras intervenções de manutenção da obra. Até o momento, Cleir não foi oficialmente acionado para qualquer restauração necessária após o incidente ocorrido neste domingo (03/12)", disse o artista em nota encaminhada pela assessoria.
Os três Tuiuiús fazem referência às aeronaves que chegam e partem do aeroporto, com um em posição de partida, outro que representa a decolagem, enquanto o terceiro, que caiu, faz referência ao abastecimento. As esculturas têm 6 metros de altura e 12 metros de envergadura. Elas foram feitas aço, concreto e argamassa.
Temporal - O temporal de domingo causou estragos especialmente na região do Aeroporto Internacional. Árvores caíram – algumas em cima de carros. No estacionamento do aeroporto, veículos ficaram danificados e nesta segunda-feira, dia 4, foram cobertos com lonas pretas.

Houve também danos a estruturas físicas como portões de empresas e residências derrubados durante o temporal. Moradores da região atingida ficaram sem abastecimento de energia elétrica – situação que a Energisa trabalhava para resolver com várias equipes nas ruas.
Arena - A Arena, administradora do aeroporto, divulgou nota sobre o ocorrido. “Para restaurar a obra, a Aena vai entrar em contato com o artista que realizou o monumento aos pássaros. Outras obras de recuperação do espaço também estão sendo avaliadas”, diz.
Sobre os veículos atingido pela árvore, a empresa informa que acionará a seguradora. “Em relação aos veículos, a concessionária orientou a empresa que administra o estacionamento a contactar a seguradora do empreendimento”, afirma.

No terminal de passageiros, foram registrados pontos de vazamento de água. A Aena assumiu a gestão do aeroporto no dia 13 de outubro e estuda as manutenções necessárias para evitar os problemas causados pelas chuvas.
Clima - A previsão para o restante da semana é de chuvas isoladas até a próxima sexta-feira, dia 8. Para esta terça-feira, dia 5, haverá “muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas”, segundo o Inmet. As temperaturas devem ficar entre 22º C e 28º C . Os ventos estarão fracos a moderados.
Últimas Notícias
- Saúde - 16:50 MS é líder nacional em imunização e mobiliza escolas
- Delegacia de Atendimento à Mulher - 16:32 Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro em Nova Andradina
- Campo Grande - 16:07 Autor de dois feminicídios segue preso
- Meio Ambiente - 15:50 Av. Ernesto Geisel será interditada para remoção de árvores do Horto
- Feriado - 15:30 Guarda Civil reforça segurança nos cemitérios para o Dia de Finados
- Mês do Idoso - 15:10 Mês do Idoso tem gincanas, bailes e ações de saúde nos CRAS e CCIs
- Natação - 14:54 Equipe de natação de Três Lagoas brilha em torneio e conquista 28 medalhas
- Batayporã - 14:31 Briga em família termina em morte
- Honraria - 14:14 Diretores da Rede MS são homenageados
- Mercado Financeiro - 13:59 Bolsa volta a bater recorde e dólar cai para R$ 5,36

