Geral
Articulação Agro é Fogo promove debates sobre incêndios no Pantanal em Corumbá
Dia do Pantanal terá dois eventos para discutir sobre os impactos socioambientais no bioma
Quarta-feira, 06 Novembro de 2024 - 10:30 | Redação
Nos dias 12 e 13 de novembro, representantes de movimentos sociais, comunidades tradicionais e pesquisadores estarão em Mato Grosso do Sul para discutir e sensibilizar a sociedade sobre os incêndios criminosos no Pantanal, que sofreu grande destruição nos últimos anos, com quase 60% de sua área impactada pelo fogo. Organizado pela Articulação Agro é Fogo, o evento visa mobilizar o poder público e a sociedade civil para o enfrentamento desse problema, com destaque para o impacto na vida das comunidades locais e no ecossistema.
Programação
No dia 12, Dia do Pantanal, o Seminário “Ecoando as vozes do Pantanal na defesa dos territórios de vida e da sociobiodiversidade” ocorrerá no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em Corumbá, das 8h às 17h. Já no dia 13, a Audiência Pública “O impacto dos incêndios nos modos de vida, saúde, segurança alimentar e renda das comunidades tradicionais pantaneiras” será realizada, de 8h às 12h, no mesmo local.
A iniciativa marca também o lançamento de uma campanha nacional de combate à devastação do bioma, que tem enfrentado um aumento drástico nos focos de incêndio. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) indicam que, em 2024, o Pantanal registrou um aumento de 716% nos focos de calor em relação ao ano anterior, o maior índice entre os biomas brasileiros.
Contexto e Impactos
A Articulação Agro é Fogo destaca que a agropecuária, a expansão territorial e a falta de políticas públicas eficazes agravam a situação dos incêndios. As queimadas afetam tanto o ecossistema quanto a segurança alimentar e a renda das comunidades tradicionais do Pantanal. Em Corumbá, maior município do bioma, 72% da área queimada foi atingida duas ou mais vezes este ano, com perda significativa de superfície de água e da biodiversidade local.
Serviço
- Seminário: 12/11, das 8h às 17h (MS) - IFMS, Rua Pedro de Medeiros, 941, Bairro Popular Velha, Corumbá/MS
- Audiência Pública: 13/11, das 8h às 12h (MS) - IFMS, mesmo endereço
Últimas Notícias
- Economia - 08:32 Salário dos servidores da Capital estará disponível nesta sexta-feira
- Contribuintes - 08:08 Com descontos de até 80%, Refis da Capital termina na sexta-feira
- Chapadão do Sul - 07:50 Homem com mandado de prisão em aberto é morto durante confronto com a polícia
- Charge - 07:39 Réus pelo crime e devem ter sentença definida nesta quinta-feira
- Segundo dia - 07:38 "Christian vai falar toda a verdade hoje, garanto que tudo será esclarecido", disse advogado do suspeito
- Coxim - 07:20 Homem com extensa ficha criminal é executado
- Economia - 07:00 Definido horário especial do comércio
- Congresso - 18:12 Projeto exige publicidade de ordem judicial excluindo conteúdo de rede social
- Tortura - 17:39 Relatos fortes de crueldade à Sophia
- Comunidade - 17:17 Energisa leva serviços e sorteio de geladeiras para Aparecida do Taboado