Geral
Alunos realizam plantio de árvore em Campo Grande
Todas as mudas na frente de escola municipal foram plantadas por estudantes
Quinta-feira, 21 Setembro de 2023 - 20:08 | Redação

Grande símbolo da natureza, o Dia da Árvore é celebrado nesta quinta-feira (21), e os alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) desde pequenos, já sabem a importância de mantê-las vivas e cuidá-las com carinho e responsabilidade.
Para celebrar o dia, houve o plantio da muda Pau-Brasil, na Escola Municipal Arlindo Lima, com a presença de alunos do 1º ano, que têm entre 6 e 7 anos. A turma do vespertino apresentou uma canção sobre a importância da preservação da natureza.
Naruê Duarte Valiente, de 6 anos, já sabe quando uma árvore pode ser cortada. “A gente aprendeu que cortar a árvore só pode com autorização e se ela já estiver morrendo.”
A coordenadora do grupo 5 ao 2º ano, Veronice da Rocha, explica o que foi o trabalho em sala de aula com os alunos. “O Dia da Árvore está incluso no planejamento do professor, então eles aprendem sobre a importância do cultivo nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática. É importante ensinarmos para eles desde pequenos, pois serão os adultos de amanhã”.
A aluna Maria Flor Schmidt, de 7 anos, diz que a árvore ajuda na respiração do ser humano. “Ela produz oxigênio e é fundamental para nossas vidas”.
Segundo o diretor da unidade escolar, Aristóbulo Castro Netto, todas as árvores na frente da escola foram plantadas por alunos. “Temos em média 12 árvores aqui plantadas pelas mãos deles. A gente escolhe alunos dos anos iniciais para fazer o plantio, para que quando eles deixarem a escola no 9º ano e migrarem para o Ensino Médio, eles possam ver o que fizeram de bom”.
Já Maria Yasmin, de 6 anos, conta o que aprendeu nas aulas. “As árvores produzem sombra, deixam o clima mais fresco e são lindas, não podemos deixar que elas morram”.
Conforme o secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, a ação é uma conscientização dos alunos para que eles possam saber sobre a importância do plantio e desenvolvimento das árvores. “Na grade curricular, temos implantado a parte teórica e prática sobre a necessidade do zelo, da conscientização, com o plantio, desenvolvimento, a própria parte de hortas nas escolas”.
A secretária da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Kátia Sarturi, explicou o motivo da muda que foi plantada na escola, ser o Pau-Brasil Brasil. “É uma árvore simbólica que empresta nome ao país. Pretendemos, pela simbologia, plantar uma árvore em cada escola municipal”, conclui.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 18:50 Furto de bomba de poço artesiano termina em tentativa de homicídio
- Oportunidades - 18:10 TJMS publica resultado da isenção da inscrição no concurso de servidores
- Ribas do Rio Pardo - 17:55 Dupla é presa tentando repassar dinheiro falso em comércios
- Saúde Pública - 17:35 Regional recebe cinco proposta de PPP
- Nacional - 17:09 Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
- Campo Grande - 16:50 Dois membros de facção são presos antes de executar rival
- Coxim - 16:33 Agressor mantinha adolescente em cárcere
- Violência - 16:19 Autor de feminicídio é sepultado em MS
- Política - 15:50 Câmara cria Comissão Especial para monitorar aplicações do IMPCG
- Oportunidades - 15:39 Seleção para professores da UEMS oferece salários de até R$ 10 mil

