Geral
Agems projeta 2024 com mais inovação e sustentabilidade
A agência se prepara para incorporar tecnologias de inteligência artificial, lançando seu primeiro aplicativo
Domingo, 31 Dezembro de 2023 - 12:35 | Gabriel Telê Santana

No cenário dinâmico da regulação em Mato Grosso do Sul, surge uma transformação significativa. Sob o lema "Agems perto de você", a Agência de Regulação do Estado investe em uma abordagem inclusiva, ampliando o diálogo não apenas com usuários e prestadores de serviços, mas também com a sociedade em geral e, crucialmente, com seus próprios servidores.

“O esforço para reduzir a assimetria de informações por meio da digitalização e ferramentas de tecnologia é evidente, proporcionando um novo nível rumo a um futuro regulatório mais inovador e sustentável. Em 2024, a Agems vai trilhar novos caminhos e encarar novos desafios para entregar o melhor serviço público ao cidadão de Mato Grosso do Sul”, afirma o diretor-presidente da autarquia, Carlos Alberto de Assis.
Inovação e transparência: o novo paradigma da Agems
A agência estadual de regulação, Agems, reforça seu compromisso com a inovação ao criar a primeira agenda regulatória do país. A introdução de pagamentos via PIX, a incorporação dos pilares ESG (Ambiental, Social e de Governança) e a criação de uma Assessoria Militar para apoio à fiscalização destacam a busca constante por excelência.
Tecnologia a serviço da população: Agems 4.0 e atendente virtual Gegê
Com o projeto Agems 4.0, a agência se prepara para incorporar tecnologias de inteligência artificial, lançando seu primeiro aplicativo para proporcionar uma experiência mais eficiente aos cidadãos. A atendente virtual Gegê é a mais recente adição à equipe, oferecendo suporte ininterrupto em seis canais de comunicação, incluindo atendimento aos sábados, domingos e feriados em todo o Estado.
Reconhecimento nacional e compromisso com a sustentabilidade
A Agems recebeu o prestigioso Prêmio Nacional Excelência em Gestão, concedido pela Abar, destacando-se como a única agência a conquistar esse reconhecimento em 2023. Comprometida com a segurança jurídica, a agência implementou o Citi (Centro Integrado de Tecnologia e Inteligência) para monitorar o transporte intermunicipal com expertise e tecnologia.
Desenvolvimento sustentável: projetos inovadores para MS
O compromisso com a sustentabilidade reflete-se em projetos piloto como a implantação de energia solar no âmbito do transporte intermunicipal de passageiros. Além disso, a Agência assumiu a fiscalização nos serviços terceirizados do Detran/MS e para o próximo ano vai ampliar as ações dentro desse convênio, um marco inédito no País.
Desafios e visão para o futuro
Enfrentando desafios monumentais, a Agems destaca a importância da autonomia do ente regulador para alcançar a tão sonhada universalização nos setores públicos de infraestrutura. Com uma equipe técnica qualificada e ferramentas de modernização, a agência está estrategicamente posicionada para se tornar uma referência nacional.
Neste contexto, a Agems avança não apenas como uma entidade reguladora, mas como uma catalisadora de mudanças positivas, pavimentando o caminho para um futuro regulatório inovador, transparente e sustentável.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060