Geral
Ação leva consultas a moradores das aldeias Jaguapiru e Bororó
Domingo, 11 Agosto de 2019 - 14:41 | Redação
Com apoio do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), cerca de 1.100 atendimentos gratuitos em saúde foram realizados na Reserva Indígena de Dourados. A ação, organizada e executada pela Associação Médicos da Floresta em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), contou com a presença dos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, cuja área de concentração é Saúde Indígena.
A Ação Atendimento Clínico - Dourados levou às aldeias Jaguapiru e Bororó assistência em oftalmologia, clínica médica e odontologia, incluindo a realização de exames, indicação de cirurgias e execução de procedimentos odontológicos diversos. O grupo de residentes do HU-UFGD ficou responsável por fazer triagem, cadastro de pacientes, preenchimento de prontuários e orientações gerais de prevenção a doenças crônicas como hipertensão e diabetes.
Ao todo, 10 residentes integraram a ação, sendo três enfermeiros, três psicólogos e quatro nutricionistas que, em função da vivência já obtida durante o programa de residência possuem familiaridade com o ambiente e comunicação humanizada com os pacientes indígenas.
Além disso, o Núcleo de Saúde Indígena do hospital auxiliou na logística das atividades, fornecendo 40 refeições diárias aos integrantes da equipe assistencial e intermediando, junto à UFGD, a disponibilização de micro-ônibus e motorista para o transporte dos profissionais até a Vila Olímpica na Aldeia Bororó, onde foram realizadas as atividades. Também atuou como parceiro o Rotary Club Guaicurus, que doou lanches aos pacientes.
Ação Atendimento Clínico - Entidade civil sem fins lucrativos fundada em 2016, a Associação Médicos da Floresta é composta por médicos e gestores com experiência na prestação de serviços voluntários na área da saúde em comunidades indígenas. Conta com uma equipe multidisciplinar de voluntários, incluindo profissionais de saúde, engenharia, administração e direito.
Para 2019, o grupo planejou a realização de três ações, sendo duas em Roraima e uma em Mato Grosso do Sul, cujos atendimentos foram finalizados em Dourados. Entre as atividades executadas: pelo menos 900 consultas oftalmológicas e 200 consultas odontológicas – que incluíram 700 procedimentos em exodontia, cirurgia parendodôntica, endodontia, reconstrução, restauração e próteses dentárias.
Pelos atendimentos clínicos em oftalmologia, foi possível identificar pacientes cirúrgicos de catarata e pterígio, que já saíram da ação com os exames complementares realizados, incluindo o cálculo da lente intraocular que será inserida na cirurgia de catarata. Está sendo estudada, também, a possibilidade de um retorno futuro da equipe para que os procedimentos cirúrgicos sejam efetuados.
Além da equipe da Associação e dos residentes do HU-UFGD, profissionais das mais diversas áreas do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI/MS) no Polo Base Dourados integraram a ação, por meio do Programa SESAI em Ação. Ao todo, aproximadamente 70 pessoas trabalharam nas atividades.
Últimas Notícias
- Justiça do Trabalho - 18:10 Notificações da Justiça são digitais por meio de novo canal oficial
- Itaquiraí - 17:51 Veículo furtado é localizado com mais de 1,2 tonelada de maconha
- Carga de ilícitos - 17:32 Passageiro de ônibus é preso por tráfico de drogas em Laguna Carapã
- Nova Andradina - 17:10 Condutor foge e carro com 796 kg de drogas é apreendido
- Congresso - 16:54 Projeto de lei autoriza e regula uso de 'tasers' pelos cidadãos
- Multirresidencial - 16:32 População pode contribuir com Estudo de Impacto de Vizinhança na Capital
- Esporte - 16:07 Inscrições para a 4ª Copa Campo Grande de Futebol Amador vai até o dia 27
- MPMS - 15:56 TAC é firmado para reparação e proteção ambiental em Bodoquena
- Educação - 15:35 Inscrições para Encceja Exterior 2025 vão até dia 27 de Junho
- Oportunidades - 15:00 IFMS abre vaga para professor substituto em Campo Grande