Educação
Curso capacita profissionais sobre saúde mental de jovens
Pandemia de Covid-19 interrompeu, em Agosto de 2020, os serviços de saúde mental e apoio escolar
Sábado, 24 Junho de 2023 - 11:12 | Gabriel Telê Santana

No mês de março, a Fiocruz Mato Grosso do Sul lançou, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Adolescentes e Jovens com o intuito de capacitar profissionais. A iniciativa gratuita e on-line, que tem ainda como público-alvo a população em geral - como pais e professores -, já alcançou mais de 73 mil inscrições e emitiu 4.500 certificados.
Pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Mato Grosso do Sul e responsável técnica pelo curso, Sílvia Helena Moraes ressalta que a violência nas escolas é um problema que vem se agravando, e os casos ocorridos em 2023 são um exemplo que deve servir de alerta para a sociedade. Segundo a especialista, não existe uma resposta ou uma solução simples para a complexidade que a questão da violência envolve.
Autoinstrucional, o curso é disponibilizado para ser realizado sem o acompanhamento de um tutor. Assim, o participante pode acessar os materiais e conteúdos disponíveis de acordo com seu ritmo de aprendizado e sua disponibilidade de tempo.
Além de abordar temáticas sensíveis a esse problema social e ao sofrimento mental de adolescentes e jovens, oferta conhecimento, reflexões e estratégias para que profissionais de diversos setores, como saúde, educação, segurança pública, dentre outros, possam compreender a complexidade e atuar frente às demandas.
Com o objetivo principal de oferecer informação de qualidade sobre questões de saúde mental e adolescência, criando e fortalecendo redes de escuta acolhedora nesses espaços, o curso é dividido em seis módulos que, somados, atingem a carga horária de 180 horas.
Assim, espera-se qualificar trabalhadores e profissionais para que respondam de maneira efetiva e prática ao aumento das questões abordadas. O curso será ofertado na plataforma da UNA-SUS até dezembro de 2023 e não há limite de vagas.
O Unicef também possui outras ações de atuação, como a plataforma Pode Falar. Trata-se de um canal de ajuda em saúde mental para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos, que funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 8h às 22h. Além dos atendimentos virtuais, o site conta com materiais e outras dicas do que pode ser feito em momentos de crise e períodos complicados.
Últimas Notícias
- Tentativa de homicídio - 09:17 Mulher é baleada no Parque do Lageado
- Fronteira - 09:00 Hospital Regional de Ponta Porã será investigado pelo Ministério Público
- Morte trânsito - 08:50 Criança de 4 anos morre atropelada em frente à Prefeitura de Caarapó
- Morango - 08:36 Nova febre do morango do amor aumenta buscas e preços da fruta no MS
- Maus-tratos - 08:15 Cachorro é baleado durante atentado
- Exame Nacional - 08:08 Energisa MS prepara plano especial para Encceja 2025
- Campo Grande - 07:50 Três mil peças pelo valor único de R$ 5
- Na próxima semana - 07:25 Campanha de vacinação antirrábica começa nessa segunda-feira (04)
- Oportunidades - 07:00 Bracell abre vagas de estágio com bolsas atrativas em duas cidades de MS
- Desemprego - 19:09 IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada