Economia
Sesc MS encerra programa Envolva-se com desfile na Feira Ziriguidum
Participantes transformaram resíduos de jeans em peças como bolsas, saias, chapéus e quimonos
Sexta-feira, 13 Dezembro de 2024 - 11:59 | Redação
![Sesc MS encerra programa Envolva-se com desfile na Feira Ziriguidum](https://cdn.diariodigital.com.br/uploads/noticias2/2024/12/11/2024-12-11-13-39-16.jpg)
O Sesc MS concluiu as atividades de 2024 do Programa Envolva-se com um desfile especial na Feira Ziriguidum, realizada no último sábado, 07/12, na Praça do Preto Velho, em Campo Grande. O evento destacou o impacto socioambiental e a promoção da economia criativa, pilares da iniciativa que uniu sustentabilidade e empreendedorismo social ao longo do ano.
Durante o programa, participantes transformaram resíduos de jeans em peças como bolsas, saias, chapéus e quimonos, todas desenvolvidas com a técnica de upcycling. Esse processo reaproveita materiais descartados, dando-lhes um novo propósito e promovendo a moda sustentável.
De acordo com Caique Bonfietti, analista de produtos do Sesc MS, os materiais utilizados foram arrecadados em uma campanha específica de doação de jeans, que envolveu entidades sociais e unidades do Sesc. “Coletamos resíduos que, de outra forma, seriam descartados em aterros sanitários, mostrando que ainda são reaproveitáveis. As participantes são de entidades cadastradas no Sesc Mesa Brasil, e a proposta é gerar renda para elas por meio do projeto”, explicou.
O encerramento também incluiu a venda das peças confeccionadas, com todo o lucro destinado às costureiras, valorizando o trabalho artesanal e incentivando o empreendedorismo local. Para Luiz Gugliato, designer de moda e professor do projeto, a técnica utilizada é uma forma de agregar valor e exclusividade às criações. “Criamos peças novas a partir de roupas usadas, muitas vezes doadas ou vindas de brechós, resultando em itens exclusivos”, destacou.
![Sesc MS encerra programa Envolva-se com desfile na Feira Ziriguidum](https://cdn.diariodigital.com.br/uploads/noticias2/2024/12/11/img-2191.jpg)
Para Marilza Sabino, uma das participantes, o programa foi transformador. “Eu já fazia bolsas e ecobags, mas aqui aprendi novos modelos e também peças de roupas. Ver nossas criações no desfile e receber elogios é muito gratificante. Isso nos motiva a continuar e nos aperfeiçoar cada vez mais”, contou.
A ação do Sesc MS reforça seu compromisso com a responsabilidade socioambiental e a promoção da economia criativa, conectando pessoas e iniciativas em prol de um futuro mais sustentável. O evento gratuito atraiu o público para conhecer, apoiar e valorizar o trabalho das participantes, evidenciando que ações como esta podem gerar impacto social e ambiental significativo.
Últimas Notícias
- Fiscalização - 08:51 Em Bonito, dois balneários foram autuados pela PMA por superlotação
- Agressão - 08:20 Homem é espancado enquanto caminhava em Avenida da capital
- Três Lagoas - 08:00 Tatus-canastra do Parque do Pombo passam a ser monitorados por GPS
- Charge - 07:54 Campanha arrecada mochilas escolares para alunos carentes na Capital
- Naviraí/MS - 07:50 Barco é interceptado pela PF com 526 kg de maconha
- Uso de celulares em escolas - 07:20 Lula sanciona lei que restringe uso de celular em escolas
- Solidariedade - 07:00 Campanha arrecada mochilas escolares
- Laguna Carapã - 18:32 Paraguaio é preso em flagrante com mais de 150 quilos de drogas em moto
- Campo Grande - 18:18 Espaço Neon encanta a garotada no Pátio Central
- Ivinhema - 17:54 Corpo de idoso de 63 anos é localizado em córrego