Economia
Reinaldo Azambuja assina estatuto da micro e pequena empresa
Ideia é desburocratizar e simplificar o processo legal de atividades empresariais
Quarta-feira, 07 Dezembro de 2022 - 14:52 | Pedro Santos

Mato Grosso do Sul passa a ter, a partir desta quarta-feira, 07 de Dezembro, um estatuto da microempresa com o intuito de desburocratização de atividades empresariais para os microempreendedores. Em agenda na sede do Sebrae de Campo Grande (MS), acompanhado de lideranças do segmento econômico, o governador Reinaldo Azambuja sancionou o projeto de lei complementar que cria o regulamento.
Pelo texto da lei, que deve ser publicada no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (08), o “Estatuto da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e do Microempreendedor Individual” busca criar ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios, com menos burocracia e mais segurança jurídica. Além disso, regulamenta as atividades, cria regras estabelecidas para competitividade e dá condições para discussão de políticas públicas, benefícios fiscais e questões tributárias.
“Se cada uma dessas microempresas gerar um emprego a mais você tem 122 mil empregos novos em Mato Grosso do Sul. É um resultado extremamente positivo para esta atividade econômica, que é fundamental para o Estado, pois é a que mais emprega e gera oportunidades de trabalho”, disse Reinaldo Azambuja.
Os estudos conduzidos pelo Sebrae em parceria com o Governo do Estado apontam que a regulamentação do estatuto beneficia 88% dos estabelecimentos comerciais de Mato Grosso do Sul, que empregam mais de 300 mil trabalhador, das 122 mil micro e pequenas empresas, segundo o próprio governador Reinaldo Azambuja.
Conforme o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Sérgio Longen, o estatuto dá aos pequenos negócios a competitividade tão desejada. Com a sanção do projeto de lei complementar que cria o “Estatuto da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e do Microempreendedor Individual” em Mato Grosso do Sul, a legislação do setor foi simplificada, explicou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), onde o empreendedor terá apenas um lugar para ver a legislação, que é o “próprio estatuto”, conforme o discurso de Jaime Verruck.
Tudo Sobre:
mato-grosso-do-sul lei governador-de-ms microempreendedor estatuto-da-microempresa governodo-estado-de-ms novaleiÚltimas Notícias
- Financeiro - 09:30 Receita exigirá CPF de cotistas em todos os fundos de investimento
- Passageiros - 09:00 Em Três Lagoas, App tem rotas, horários e mapa de trajeto dos ônibus
- Câmara Municipal - 08:30 Impacto social e ambiental do lixo será debatido em audiência no dia 3
- Campo Grande - 08:00 Solenidade na segunda-feira vai celebrar Dia do Obreiro Evangélico
- Oportunidades - 07:30 FAC abre inscrições para curso gratuito de artesanato natalino
- Prefeitura - 07:00 Núcleo inédito vai atender mães atípicas
- Economia - 18:05 CMN simplifica crédito rural a populações tradicionais e extrativistas
- Executivo Municipal - 17:35 Prefeitura doa área para instalação do segundo campus do IFMS na Capital
- Combustíveis - 17:20 Preço médio da gasolina comum em Dourados é de R$ 6,27, aponta Procon
- Legislação - 17:10 Projeto prevê medidores de velocidade em veículos do Governo de MS

