• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Economia

Ranking revela as marcas mais valiosas do mundo

Entenda o que torna essas marcas tão especiais e como calcular o valor da sua empresa

Sábado, 11 Julho de 2020 - 14:53 | Redação


Ranking revela as marcas mais valiosas do mundo

O ranking das 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo BrandZTM 2020 foi divulgado no último dia 02 de julho pela WPP e pela Kantar. Os números mostram que apesar dos impactos econômicos causados pela pandemia, as TOP 100 marcas totalizam cerca de US$5 trilhões, que representa um crescimento de 245% desde 2006.

No topo do ranking, a Amazon mantém o 1º lugar com crescimento de 32% e representa um terço do crescimento total das TOP 100. A empresa entrou no ranking das 100 marcas mais valiosas do BrandZ Global em 2006 e hoje atinge o valor de US$ 415,9 bilhões.

A Apple também manteve a 2º posição na lista, a empresa cresceu 14% chegando aos US$ 352,2 bilhões. Já a Microsoft, que investiu no crescimento de seu ecossistema para nuvem que incorpora o Office365 e o Microsoft Teams, recuperou a 3º posição com crescimento de 30%, chegando aos US$ 326,5 bilhões. Em 4º lugar, encontramos o Google com 5% de crescimento valendo US$ 323,6 bilhões.

Um destaque esse ano é a entrada da rede social de compartilhamento de vídeos TikTok, que surge na 79º posição valendo cerca de US$ 16,9 bilhões. Isso mostra que os conteúdos voltados para entretenimento crescem conforme as pessoas passam mais tempo conectados.

Inovação e comunicação com o consumidor - A percepção do cliente traz um impacto para qualquer marca de como será o crescimento dos negócios. Diante de um consumidor cada mais exigente, a transparência sobre as ações sustentáveis e o papel da empresa em momentos de crise - como a chegada do Covid-19 - aumenta o valor da marca e sua confiabilidade.

Segundo Doreen Wang, Líder Global do BrandZ na Kantar, a inovação e a criatividade foram essenciais para o crescimento das Top 100 deste ano. São características .chaves que contribuíram também para evitar o declínio. “Empresas como Amazon, Apple e Google, os gigantes da tecnologia que continuam inovando, combinam com sucesso as duas, continuando relevantes para a vida dos consumidores e facilitando a escolha da marca.”

O ranking das Marcas Mais Valiosas do Mundo e o valor da minha empresa - A análise BrandZ™ com as Top 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo é o único ranking de avaliação de marca formado pela opinião do consumidor. Ele combina dados de mercado analisados da Bloomberg com informações de mais de 3,8 milhões de consumidores em todo o mundo. O estudo foi conduzido pelos especialistas em pesquisa de valor da marca da Kantar.
Esse tipo de avaliação permite que as empresas identifiquem a força de sua marca no mercado. Dessa forma, é possível seguir uma orientação estratégica clara sobre como aumentar seu valor a longo prazo.

A avaliação de marca não existe apenas para as gigantes do mercado. Qualquer marca registrada pode solicitar uma avaliação para criar estratégias que valorizem o negócio ou para vendê-la no mercado.

Uma referência no assunto é a Yenom, que disponibiliza profissionais qualificados para avaliação de marca para empresas de todos os portes. Dito isso, é importante ressaltar que a marca é um bem intangível que carrega toda reputação e identidade da empresa, por isso é importante que ela receba os mesmos cuidados que os bens materiais.

SIGA-NOS NO Google News