Economia
Programa Cidade Empreendedora quere estimular retomada da economia
Sebrae, Estado e Prefeituras unem ações para incentivar crescimento de micro e pequenas empresas
Segunda-feira, 01 Fevereiro de 2021 - 12:26 | Thays Schneider

A retomada da economia em Mato Grosso do Sul após todas os desafios impostos pelo período pandêmico é a base do Programa Cidade Empreendedora. Um novo ciclo do conjunto de ações foi lançado nesta segunda-feira (01) por meio de uma parceria entre o Sebrae, Governo do Estado e Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). A intenção é criar estratégias para gerar emprego e renda nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
O programa já foi realizando em 11 municípios e desta vez abriu edital para mais 20 novas cidades onde no período de 15 meses o Sebrae realiza consultorias de gerenciamento de crise econômica. Serão fornecidos R$ 15 milhões para o projeto sendo 70% do Sebrae e 30% por parte das prefeituras envolvidas.
Para Cláudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae, o projeto já foi realizado em 200 municípios do Brasil com objetivo de impulsionar o empreendedorismo. “ Assim que as 20 cidades forem escolhidas o projeto deve começar de forma didática ensinando nas escolas e também fazendo com que o empresários compre o os produtos da própria cidade incentivando o consumo local”, explica.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, esclareceu que o foco é estimular a consultoria para micros e pequenas empresas. O titular da Semagro afirmou ainda que a proposta é para a retomada da economia. “Vale lembrar que em MS durante 2020 as vendas por internet aumentaram mesmo durante o período de inflação elevada o setor de alimentos e construção civil foi o que mais aumentou”, ressaltou.

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Valdir Couto de Souza Júnior e também prefeito de Nioaque, afirmou que vai incentivar os municípios a participarem do programa Cidade Empreendedora e convidou os 38 novos prefeitos eleitos em 2020 a se inscreverem no programa. Prefeitos têm até o dia 22 para se aderir ao Cidade Empreendedora.

Durante a entrevista, Valdir Couto foi questionando sobre o episódio em que tomou a vacina contra a covid-19 sem ser do grupo prioritário. Ele afirmou que não tem nada a declarar e tudo que era para ser dito foi esclarecido em nota divulgada no dia dos fatos. Ele recebeu a dose quando a equipe de imunização estava em uma aldeia e justificou por meio da nota que além de ser profissional de saúde tomou a vacina a pedido dos caciques para estimular a imunização entre os indígenas. O Ministério Público Estadual recebeu esta denúncia e está fazendo a apuração.
Últimas Notícias
- Colisão fatal - 18:31 Mãe e filha morrem em acidente
- Sidrolândia - 18:06 Energisa leva serviços e orientações à 6ª edição do Frango no Rolete
- Premiação - 17:52 Suzano é premiada por combater exploração de crianças nas rodovias
- Polícia - 17:39 Trabalhador de 25 anos morre prensado por barcaça em Corumbá
- CNH - 17:17 MP autoriza renovação automática da CNH para motoristas sem infrações
- Saúde - 16:50 Prefeitura amplia programa de monitoramento para pacientes diabéticos em Dourados
- Acidente - 16:30 Carreta bitrem tomba na BR-163 e motorista fica gravemente ferido
- Saúde - 16:16 Novo teste faz diagnóstico de hantavirose em 20 minutos
- Clima - 15:50 Alerta de tempestade na Capital vale até às 9h deste domingo
- Rede MS - 15:30 Rede 360 destaca Natal no Centro

