• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Economia

MS vive alta de protestos por dívidas condominiais

Em Junho, o Estado registrou o maior volume de protestos da história, com 1.328 registros, conforme dados do Instituto de Protesto da OAB/MS

Quinta-feira, 07 Agosto de 2025 - 13:00 | Redação


MS vive alta de protestos por dívidas condominiais
(Foto: Divulgação)

O número de protestos por inadimplência condominial atingiu um novo patamar no Mato Grosso do Sul, colocando em evidência um problema crescente em todo o país: a dificuldade dos condomínios em lidar com a falta de pagamento das taxas mensais por parte dos moradores. Em Junho, o estado registrou o maior volume de protestos da história, com 1.328 registros, conforme dados do Instituto de Protesto da OAB/MS.

O impacto da inadimplência vai além dos números. Sem os recursos arrecadados regularmente, muitos condomínios enfrentam obstáculos para manter serviços básicos funcionando, como segurança, limpeza, conservação de áreas comuns e pagamento de fornecedores. O desequilíbrio nas contas também sobrecarrega os moradores adimplentes, que acabam arcando com os custos deixados por quem não paga.

Para Luciano Magalhães Macedo, CEO do Cerus — instituição que atua com foco em soluções financeiras para condomínios —, o crescimento dos protestos serve como um sinal de alerta para gestores de todo o Brasil. “O aumento expressivo no número de protestos por inadimplência em Mato Grosso do Sul é um reflexo de uma tendência que se observa em diversos estados. Isso pressiona a sustentabilidade financeira dos condomínios e evidencia a necessidade de novas alternativas de gestão e financiamento. O setor precisa cada vez mais de soluções que equilibrem cobrança eficiente e suporte à saúde financeira dos empreendimentos”, afirma.

Frente ao aumento da inadimplência, cresce também a procura por alternativas que ofereçam maior previsibilidade orçamentária. Entre as mais buscadas estão a antecipação de receita condominial, o uso de garantidoras e o apoio de plataformas especializadas em gestão financeira. A adoção dessas ferramentas vem permitindo que muitos síndicos enfrentem o cenário com mais segurança e estabilidade.

MS vive alta de protestos por dívidas condominiais
(Foto: Divulgação)

Especialistas do setor defendem que o fortalecimento da educação financeira entre os condôminos, aliado à profissionalização da gestão condominial, é essencial para mitigar os riscos de colapso em serviços e garantir o bom funcionamento das estruturas coletivas.

Cerus promove evento sobre finanças condominiais - Com o objetivo de debater os desafios e apresentar soluções para o cenário financeiro dos condomínios, o Cerus vai realizar, no próximo dia 21 de agosto, mais uma edição do Cerus Connect. O encontro, que inicia a partir das 19h no Restaurante Coco Bambu (Av. Afonso Pena, 4909 - Santa Fe, Campo Grande), reunirá especialistas, síndicos, administradoras e profissionais do setor para troca de experiências, discussões técnicas e networking, contribuindo para o fortalecimento da gestão condominial no Brasil.

SIGA-NOS NO Google News