Economia
Festival do Leite, Queijo e Economia Criativa será em 27 e 28 de Junho
Evento na Capital vai unir tradição, inovação e os talentos da produção artesanal sul-mato-grossense
Quinta-feira, 12 Junho de 2025 - 11:18 | Redação

A primeira edição do Festival do Leite, Queijo e Economia Criativa já tem data marcada: 27 e 28 de Junho, no Parque de Exposições Laucídio Coelho – Rua Américo Carlos da Costa, 320 – Vila Carvalho. O evento vai unir tradição, inovação e os talentos da produção artesanal sul-mato-grossense.
Realizada pela Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), o evento conta com apoio da Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), da Associação Girolando e da Associação dos Produtores de Leite do Assentamento Itamarati.
A programação terá entrada gratuita e é toda voltada para a família. Ao longo dos dois dias, o público poderá conhecer de perto o trabalho de produtores de leite, queijo, mel, doces, conservas, artesanato e cutelaria, além de aproveitar atrações como:
Leilão de animais
Praça de Alimentação e Restaurante de comitiva
Exposição de queijos artesanais e artigos lácteos
Espaços comerciais para pequenos empreendedores
Mostra de gado leiteiro
Degustações e oficinas
Mais do que uma programação diversa, também será o momento para trocas de experiências e o fortalecimento das redes de colaboração entre empreendedores locais. A ideia do festival é ser um espaço de conexão entre quem produz e quem consome.
Entre os expositores confirmados está a apicultora, Heloísa Aparecida da Costa, do Apiário Morada do Sol, que vive e trabalha na zona rural de Campo Grande. Para ela, o evento representa uma oportunidade essencial para quem vive da produção local. “A gente depende disso para mostrar o nosso trabalho. Moramos na chácara e colhemos o mel com as próprias mãos. Ter um espaço assim fortalece quem vive da terra”.

A empreendedora, Ana Cristina Garcia Anache, da marca Saboratta – Delícias Caseiras, também celebra a proposta do festival. “É uma porta que se abre para nossas geleias, doces e conservas. A gente troca saberes, fortalece parcerias e mostra a qualidade do feito à mão. Isso aproxima o público da nossa realidade”.

Outro destaque da programação é o trabalho do cuteleiro, Pedro Pereira de Araújo, que atua com cutelaria rústica utilizando técnicas tradicionais e materiais reaproveitados. “Tudo é feito 100% na mão. Quando a gente tem espaço para mostrar esse tipo de trabalho, a cultura não morre, ela continua viva”.

O 1º Festival do Leite, Queijo e Economia Criativa é um encontro entre artesanato, tradição, sabores e histórias. É um momento para valorizar o que é feito com cuidado, talento e identidade e reconhecer o papel dos pequenos produtores na construção de uma cidade mais sustentável e cheia de sabor.
Últimas Notícias
- Agepen - 19:00 Encceja prisional tem aumento de 16,5% em relação a 2024 em MS
- Guardiã da Inocência - 18:36 Abusador é preso em flagrante durante operação em Rio Brilhante
- Ação conjunta - 18:18 Autores de furtos, tráfico de drogas e receptação são presos em Caarapó
- DEPCA - 17:52 Segurança é alvo de apreensão com material de abuso sexual infantil
- Escuta regional - 17:36 Tecnologia e integração marcam Escutas Regionais do MPMS em Costa Rica
- MPMS - 17:12 Ministério Público divulga Programa MPTea
- Nacional - 16:52 Base do governo chama ocupação do plenário da Câmara de 'chantagem'
- Educação - 16:35 MEC amplia prazo para pagamento de inscrição de Prova Nacional Docente
- Máscara Caída - 16:28 Operação prende golpista que praticava crimes em Dourados
- Campo Grande - 16:16 Câmara debate desafios para mães atípicas no mercado de trabalho