Economia
Festival do Leite, Queijo e Economia Criativa será em 27 e 28 de Junho
Evento na Capital vai unir tradição, inovação e os talentos da produção artesanal sul-mato-grossense
Quinta-feira, 12 Junho de 2025 - 11:18 | Redação

A primeira edição do Festival do Leite, Queijo e Economia Criativa já tem data marcada: 27 e 28 de Junho, no Parque de Exposições Laucídio Coelho – Rua Américo Carlos da Costa, 320 – Vila Carvalho. O evento vai unir tradição, inovação e os talentos da produção artesanal sul-mato-grossense.
Realizada pela Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), o evento conta com apoio da Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), da Associação Girolando e da Associação dos Produtores de Leite do Assentamento Itamarati.
A programação terá entrada gratuita e é toda voltada para a família. Ao longo dos dois dias, o público poderá conhecer de perto o trabalho de produtores de leite, queijo, mel, doces, conservas, artesanato e cutelaria, além de aproveitar atrações como:
Leilão de animais
Praça de Alimentação e Restaurante de comitiva
Exposição de queijos artesanais e artigos lácteos
Espaços comerciais para pequenos empreendedores
Mostra de gado leiteiro
Degustações e oficinas
Mais do que uma programação diversa, também será o momento para trocas de experiências e o fortalecimento das redes de colaboração entre empreendedores locais. A ideia do festival é ser um espaço de conexão entre quem produz e quem consome.
Entre os expositores confirmados está a apicultora, Heloísa Aparecida da Costa, do Apiário Morada do Sol, que vive e trabalha na zona rural de Campo Grande. Para ela, o evento representa uma oportunidade essencial para quem vive da produção local. “A gente depende disso para mostrar o nosso trabalho. Moramos na chácara e colhemos o mel com as próprias mãos. Ter um espaço assim fortalece quem vive da terra”.

A empreendedora, Ana Cristina Garcia Anache, da marca Saboratta – Delícias Caseiras, também celebra a proposta do festival. “É uma porta que se abre para nossas geleias, doces e conservas. A gente troca saberes, fortalece parcerias e mostra a qualidade do feito à mão. Isso aproxima o público da nossa realidade”.

Outro destaque da programação é o trabalho do cuteleiro, Pedro Pereira de Araújo, que atua com cutelaria rústica utilizando técnicas tradicionais e materiais reaproveitados. “Tudo é feito 100% na mão. Quando a gente tem espaço para mostrar esse tipo de trabalho, a cultura não morre, ela continua viva”.

O 1º Festival do Leite, Queijo e Economia Criativa é um encontro entre artesanato, tradição, sabores e histórias. É um momento para valorizar o que é feito com cuidado, talento e identidade e reconhecer o papel dos pequenos produtores na construção de uma cidade mais sustentável e cheia de sabor.
Últimas Notícias
- Mundo Novo - 18:00 Três veículos são apreendidos com cigarros e agrotóxicos
- Fiscalização - 17:50 Dono de comércio irregular de motos é preso em Rio Verde do MT
- Infraestrutura - 17:30 MS Ativo garante recursos para Bandeirantes atingir 90% de pavimentação urbana
- Tráfico de drogas - 17:00 Sete são presos em ponto de distribuição de droga em Coxim
- Esporte - 16:50 Pan-Americano de Canoagem projeta Corumbá no circuito dos grandes eventos
- Violência doméstica - 16:30 Ex-companheiro descumpre medida protetiva e é preso na capital
- Campo Grande - 16:16 Audiência vai discutir empreendimento de 440 moradias no Monte Castelo
- Procura-se - 15:50 Polícia procura foragidos por estupro de vulnerável e homicídio
- Economia - 15:30 Economia brasileira avança apenas 0,1% no terceiro trimestre, aponta FGV
- Desenvolvimento - 15:17 Estado amplia investimentos e entrega moradias e veículos em Alcinópolis

