Economia
"Festas clandestinas são culpadas pelo lockdown", diz presidente da CDL
No dia dos namorados comércio deve funcionar normalmente em Mato Grosso do Sul
Sexta-feira, 11 Junho de 2021 - 09:44 | Thays Schneider

Atendendo a solicitação da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), o governo do Estado adiou para o dia 13 de junho, próximo domingo, o início do decreto estadual que determina as medidas restritivas para combater a proliferação da Covid-19. O setor do comércio tem 48 horas para se organizar.

Nesta sexta-feira, 11 de junho, o presidente da Câmera dos Dirigentes Lojistas (CDL), Adelaido Vila participou do programa do programa Noticidade Primeira Edição da Rádio FM 97 e enfatizou a ideia de que Mato Grosso do Sul vive , hoje, dois grandes colapsos: da saúde e da economia.
Conforme Adelaido, o decreto que determina o fechamento por 14 dias de atividades não essenciais pegou os comerciantes de surpresa. "Na quarta-feira (9), o programa prosseguir tinha publicado que Campo Grande estava na bandeira vermelha com um toque de recolher mais extenso, com isso os comerciantes se prepararam para o dia dos namorados. Compraram grandes estoques, principalmente os restaurantes onde a data é a melhor do ano para esse público", explicou Adelaido.
Para o presidente da CDL, comércio está sofrendo com as atitudes de pessoas que não se importam com a pandemia. " As aglomerações não são culpa dos comerciantes e sim dos inconsequentes que continuam nas festas clandestinas e certamente nesses 14 dias de fechamento vão continuar se aglomerando. É uma situação lamentável", ressaltou.
De acrodo com Adelaido Vila as medidas de biossegurança são importantes e estão sendo levadas a sério pelo setor. "Os comerciantes não estão negando a pandemia, o vírus está matando, mas a culpa não é dos trabalhadores e sim irresponsabilidade política", afirma.
De acordo com o Governo de Mato Grosso do Sul, a reclassificação passa a valer a partir de domingo (13), quando 43 municípios passam para a bandeira cinza, de grau extremo, seguindo uma série de restrições, como toque de recolher às 20h e funcionamento apenas de serviços considerados essenciais.
Outras sete cidades foram classificadas na bandeira laranja (grau de risco médio) e 29 foram colocadas na bandeira vermelha (grau de risco alto). Durante o período de maior restrição, as Polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros vão fiscalizar o cumprimento das regras.
Últimas Notícias
- Acidente aéreo - 18:00 Pecuarista morre em queda de aeronave
- Conferência - 17:50 ALEMS sedia abertura da 7ª Conferência dos Direitos Humanos na quinta
- Política - 17:17 Bolsonaro teve pré-síncope, vômitos e queda de pressão, diz defesa
- Maracaju - 17:00 Homem é preso após manter esposa em cárcere por medo da separação
- Política - 16:40 Jair Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Brasília
- Clima - 16:32 Defesa Civil alerta para calor e tempestades na primavera em Dourados
- Pet - 16:07 Veterinário Francisco propõe criação da Secretaria de Bem-Estar Animal
- Dourados - 15:48 Paciente depreda UPA e agride ciclista
- Campo Grande - 15:35 Audiência pública debate segurança nos bares do Centro nesta quarta-feira
- Oportunidades - 15:15 Três Lagoas convoca professores temporários; confira as etapas da contratação