Economia
Em MS, nova empresa pode ser aberta em apenas 4h15
Nesse ano, até fim de junho, a Jucems já contabilizava 5.727 firmas constituídas
Segunda-feira, 29 Julho de 2024 - 11:58 | Redação

Quatro horas e 15 minutos. Esse é o tempo mínimo atingido pela Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) para abrir uma empresa no Estado. O número fica abaixo das seis horas, compromisso firmado com o Governo no Contrato de Gestão, fato esse comemorado pelos gestores públicos do setor.
Em reunião, os integrantes do Conselho de Administração da Junta deliberaram sobre este e vários outros assuntos em pauta, além de apreciar a prestação de contas das atividades realizadas pelo órgão no primeiro semestre do ano.
O Conselho de Administração da Jucems é presidido pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, e composto ainda pelo secretário de Estado de Fazenda, Flávio César, além do presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha, e dos presidentes da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Turmas de vogais.
"Aprovamos melhorias importantes para a Jucems, como a renovação do parque de informática, um investimento essencial tendo em vista que a Jucems está atuando inteiramente no meio digital", destaca Verruck. Outra pauta aprovada pelo Conselho foi a realização, no próximo ano, de um congresso nacional em Mato Grosso do Sul, reunindo as juntas comerciais.
"A Jucems tem sido pioneira e servido de modelo em várias iniciativas, portanto é natural que outros estados queiram conhecer nossa experiência", pontua o secretário.
O registro automático é feito, em média, em 1 hora e 44 minutos. Mesmo quando o registro não é automático, o processo já está sendo concluído em 4 horas e 15 minutos. "Assinamos o Contrato de Gestão com o governador Eduardo Riedel no início do ano nos comprometendo com a liberação do processo na Jucems em 6 horas. Mas já chegamos a operacionalizar em 4 horas e 15 minutos, o menor tempo de registro já efetivado", explica Domingos da Rocha.
Outro destaque da reunião diz respeito à quantidade de empresas abertas, até mesmo pela rapidez do processo e outras facilidades que têm agradado o empresariado e os profissionais da área. Em 2023, pela primeira vez, o Estado abriu mais de 10 mil empresas em um ano: exatamente 10.117 empresas. Nesse ano, até fim de junho, a Jucems já contabilizava 5.727 firmas constituídas.
"A gente observa claramente a dinâmica crescente da abertura de empresas e filiais em Mato Grosso do Sul, isso reflete os investimentos feitos pelo Governo na própria Jucems, na modernização dos processos, na legislação arrojada que incentiva o empreendedorismo, e a melhora geral na economia com a atração de grandes players que demandam, por sua vez, uma gama de prestadores de serviços locais", analisa Verruck
Últimas Notícias
- IBGE - 13:50 Número dos que procuram emprego há mais de 2 anos cai 17,8%, diz IBGE
- Economia - 13:19 Para presidente da Fiems restrigir cultivo da tilápia é inaceitável
- Oportunidades - 12:19 IFMS abre vagas para professor substituto em Campo Grande
- Documentação - 11:48 Novos benefícios sociais exigirão RG nacional a partir de maio
- UEMSVest - 11:17 UEMS convoca candidatos para provas do UEMSVest; confira locais e horários
- Dia da Consciência Negra - 10:49 Palmares fala em avanços, mas alerta para racismo sistêmico no país
- Economia - 10:15 Gás gratuito chega a 1 milhão de famílias a partir de segunda-feira
- Você Noel - 09:48 Crianças em tratamento de câncer podem ser apadrinhadas neste natal
- Tecnologia - 09:12 Festival Sesi de Robótica transforma Capital em pólo de criatividade
- Mudanças - 08:51 Prefeitura instala radares em vias movimentadas; confira os locais

