Economia
Bares e restaurantes iniciam segundo semestre com alta no faturamento
Pesquisa mostra que 44% das empresas registraram lucro em julho, quatro pontos a mais que em junho
Domingo, 31 Agosto de 2025 - 08:03 | Redação

O setor de alimentação fora do lar começou o segundo semestre com boas notícias. De acordo com pesquisa da Abrasel, 44% dos estabelecimentos registraram lucro em julho, enquanto 37% operaram em equilíbrio. Já o número de empresas no vermelho caiu para 18%, quatro pontos percentuais abaixo do observado em junho.
Os dados acompanham o Índice Abrasel-Stone, que apontou crescimento de 0,4% nas vendas em julho, revertendo a retração de -3,7% registrada no mês anterior. A pesquisa também mostrou que, em comparação com junho, 46% dos empresários tiveram aumento no faturamento, enquanto 27% relataram queda e 26% mantiveram o nível de receita.
Segundo Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, o bom desempenho é atribuído ao movimento gerado pelas férias escolares. “As férias de julho costumam trazer um tíquete médio mais elevado e um movimento acima da média nas cidades, especialmente as mais turísticas. É uma oportunidade que muitos empresários aproveitam para recuperar parte das perdas do primeiro semestre”, afirma Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.
Apesar da melhora nos resultados, a pesquisa mostra que os empresários seguem enfrentando dificuldades para repassar os custos ao consumidor. Nos últimos 12 meses, 33% dos estabelecimentos não conseguiram fazer nenhum reajuste nos preços, enquanto 60% reajustaram apenas conforme ou abaixo da inflação.
“O consumidor ainda está sensível a aumentos de preços, e isso limita a capacidade dos empresários em manter a margem de lucro. Muitos negócios permanecem segurando reajustes para não perder a clientela, mesmo com aumento significativo nos custos operacionais”, comenta Solmucci.
Em relação à inadimplência, 35% das empresas relataram ter pagamentos em atraso. A maior parte das dívidas está concentrada em impostos federais (73%), impostos estaduais (53%) e empréstimos bancários (33%). Mesmo assim, a projeção para o segundo semestre é positiva, com a expectativa de maior recuperação apoiada por datas estratégicas
Últimas Notícias
- Estado - 11:50 MS tem maior percentual de escolas conectadas à internet no Centro-Oeste
- Poder Legislativo - 11:15 Projeto quer isonomia entre homens e mulheres em exames de seleções
- Meio Ambiente - 10:50 Dourados prepara lei para erradicar árvore invasora que prejudica flora
- Nacional - 10:19 Justiça proíbe trabalho infantil em redes da Meta sem aval judicial
- Brasil - 09:52 Estudantes do ensino integral têm notas maiores no Enem, diz estudo
- Oportunidades - 09:09 UFGD abre mestrado em Matemática para professores da Educação Básica
- Câncer - 08:42 Câncer de pulmão: 15% dos casos acontecem em não fumantes
- Empreendimentos - 08:03 Bares e restaurantes iniciam segundo semestre com alta no faturamento
- UFGD - 07:47 Mestrado gratuito em Matemática voltado a professores da Educação Básica
- Economia - 07:00 Pix: novas regras vão facilitar devolução de valores em casos de golpe