• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Economia

Alunos fazem compras com moeda social, o "Verdinho"

Estudantes usam “dinheiro” arrecadado com a troca de recicláveis para comprar produtos da agricultura familiar

Sexta-feira, 26 Agosto de 2022 - 12:30 | Redação


Alunos fazem compras com moeda social, o "Verdinho"
(Foto: Divulgação)

Os alunos da Escola Municipal Clori Benedetti de Freitas, que participam do projeto piloto de educação ambiental “Recicla Verdinho”, estiveram nesta quarta-feira (24) na Feira do Produtor da Praça Cinquentenário para gastar os “verdinhos” arrecadados com a troca dos itens recicláveis. O “verdinho” é uma moeda social criada para ser utilizada na compra de produtos da agricultura familiar. 

A secretária municipal de Educação, explica que a iniciativa busca inserir nas crianças práticas de educação sustentável, com incentivo à reciclagem e contribuindo com a variedade de alimentos em casa. “Esse projeto trabalha várias questões com os nossos alunos: a alimentação saudável, a preservação do meio ambiente, a questão do trabalho do valor do dinheiro, entender que é necessário o esforço de juntar e trocar para ganhar”, afirma Ana Paula Benitez Fernandes.

A ação é desenvolvida em parceria com a Semed (Secretaria Municipal de Educação), Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), por meio do Cidade Empreendedora, com apoio do Sicredi e da Agecold (Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados). 

Alunos fazem compras com moeda social, o "Verdinho"
(Foto: Divulgação)

Segundo Jair Silveira de Almeida, os alunos estão muito motivados em arrecadar os “verdinhos”. 

“As crianças estão participando bastante, correndo atrás do material reciclável para fazer a troca pelas moedas. Muitos alunos estão pegando alimentos para levar para a casa. Esse projeto tem feito a diferença, pois na região em que os alunos moram as vezes não têm esses produtos disponíveis nos mercados e quando eles chegam aqui na feira, procuram coisas diferentes para levar para a família”,  disse o diretor da escola.

Essa é a segunda vez que a turma faz compras na feira. Mais duas visitas estão programadas até o final do projeto. “Eu gosto muito de vir aqui na feira, comprei maracujá, tomate, alface, uva e outros produtos. Vou levar para a minha mãe fazer no almoço para eu e meus sete irmãos”, comentou a estudante Camila de Araújo.

Alunos fazem compras com moeda social, o "Verdinho"
(Foto: Divulgação)

SIGA-NOS NO Google News