• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
PATRÍCIA DONIDA

Maratonista, já disputou provas em vários países acumulando muitos troféus e medalhas. Em 2017 foi capa de revista Runner's. Em suas postagens mostra como é a preparação para as corridas.

Minhas Redes Sociais:

A Maratona de Nova York, as World Marathons Majors e a realização de um sonh

Esta semana embarco para a realização de mais um sonho!

No próximo domingo, 3 de novembro, vai acontecer a NYCMarathon, a incrível maratona de Nova York, que contará com a participação de inacreditáveis 55.000 corredores (profissionais e amadores) vindos de todos os lugares do mundo.

Ela está entre as maiores maratonas do mundo, as World Marathons Majors, e há quem diga ser a mais linda e animada de todas!

Explicando um pouco mais sobre elas, as World Marathons Majors são um circuito de 6 provas anuais, todas com a distância única de 42.195km, que acontecem nas cidades de Chicago, Boston, Londres, Nova York, Berlim e Tóquio. O atleta com maior pontuação nas provas (masculino e feminino) ao final do circuito, recebe o prêmio individual de U$ 500 mil.

São muito conceituadas e comentadas entre os amadores por serem provas muito bem organizadas e com uma energia ímpar! As cidades onde acontecem os eventos praticamente param para receber os atletas e, no dia da prova, as ruas ficam lotadas de expectadores incentivando e acompanhando até o final!

Mas participar delas não é tão simples! As inscrições são muito concorridas e não há quantidade suficiente para todos. Sendo assim, existem algumas formas para conseguir se inscrever:

1. Sorteio – todas elas, exceto Boston, cerca de 1 ano antes, abrem inscrições aos interessados e realizam um sorteio garantindo a vaga de participação aos sorteados (mediante o pagamento da inscrição).

2. Agências de turismo credenciadas – algumas agências, especializadas em turismo esportivo, possuem parceria com a prova e uma cota de inscrições que são vendidas juntamente com o pacote de hospedagem e serviços.

3. Índices de tempo em maratonas oficiais – cada Major tem uma tabela de tempos elegíveis por sexo e faixa etária. Se o corredor já fez em uma outra maratona oficial um tempo dentro daquele, poderá ter o direito de ser aceito e se inscrever.

4. Ações de Caridade – cada cidade desta possui instituições oficiais para o recebimento de valores em caridade. Quando o participante faz uma doação de determinado valor, ele recebe como contrapartida o direito de inscrição também.

A Maratona de Boston (aquela mesma do atentado!) é a mais antiga do mundo! E tem um valor bem especial no mundo da corrida. Além de todo simbolismo claro, ela é a única em que a principal forma de participação é o índice por tempo! Então, se você conhecer alguém que já participou dela, pode admirar mais ainda porque não é fácil não!!

O atleta amador que consegue completar as 6 provas (independente de quantos anos demorou para fazê-las) recebe em uma linda solenidade, a mandala (foto), contendo 6 miniaturas das medalhas de todas elas!! É o sonho de consumo de muitos corredores (meu, inclusive!).

Ter estas maratonas como meta não é fácil e muito menos barato. Mas pensar nelas a longo prazo, com um bom planejamento, é a opção para quem sabe, lá na frente, conquistar a tão sonhada mandala das World Marathon Majors.

Enquanto isso, lá vou eu, em busca de minha segunda Major! Ano passado, conclui a maratona de Berlim e agora sigo para Nova York, correr com alegria e aproveitar cada momento desta realização incrível que estou prestes a fazer!

Me acompanhem lá pelo insta @patriciadonida, que mostrarei tudinho para vocês! E aguardem em breve, textão, contando tuuudo que irei viver nestes próximos dias!!


DEIXE SEU COMENTÁRIO