• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record

Senac MS oferece 930 vagas para qualificação profissional gratuita a mulheres

Caravana tem ações para possibilitar que mulheres pobres conquistem a independência financeira

(Foto: Matthew Henry/Burst)

Será lançado neste sábado (21), em Campo Grande, o programa “Brasil Pra Elas”, que vai oferecer uma ampla programação gratuita voltada a mulheres que querem empreender, como cursos, palestras, workshops, talk-shows, além de orientações sobre acesso a crédito. O Senac MS é parceiro do programa e participa do evento com workshops, além de oferecer 930 vagas gratuitas em vários cursos de qualificação profissional.

A abertura oficial do evento será realizada às 9h, na Associação de Moradores da Coophavila II (Av. Marinha, 725), local onde o evento será realizado durante todo o dia, até as 17h. A Caravana engloba uma série de ações para possibilitar que mulheres com baixo poder econômico deem o primeiro passo em direção à independência financeira, por meio do empreendedorismo, com inclusão financeira e tecnológica.

Realizado pelos ministérios da Economia e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com a participação de diversas entidades, entre elas a Confederação Nacional do Comércio (CNC), em Mato Grosso do Sul o programa é coordenado pelo Sebrae MS e conta com a participação da Fecomércio MS e do Senac MS, além de outras instituições do Sistema S.

Para a secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques, o evento mostra a importância do empreendedorismo para a inclusão desse público. “Investir em mulheres muda trajetórias de cada uma delas, de suas famílias, de comunidades, de cidades e do País. Toda jornada transformadora começa com um primeiro passo”, diz.

A proposta é que as caravanas se tornem o começo das jornadas transformadoras das participantes, por meio de serviços de inclusão financeira, tecnológica e produtiva. O programa Brasil pra Elas viabilizará, ainda, a entrega de kits profissionalizantes que as participantes receberão após a conclusão dos cursos.

"Trata-se de um programa muito importante, que estabelece uma política pública de fortalecimento do empreendedorismo feminino, como instrumento de desenvolvimento econômico e social do País. E nós, do Sistema Comércio MS, junto com a CNC, temos a alegria de fazer parte desse projeto e ajudar centenas de mulheres em nosso Estado a encontrar ou ampliar suas oportunidades, seja no mercado de trabalho ou empreendendo, iniciando o seu próprio negócio", afirma o presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo.

Senac MS - No sábado (21), o Senac MS leva ao evento workshops na área da beleza, com dicas de maquiagem e técnicas básicas de design de sobrancelhas, em dois horários, às 9h e às 14h, com duas turmas de cada.

No dia do evento, o Senac vai disponibilizar às participantes uma série de cursos nas áreas da beleza, gastronomia, marketing, empreendedorismo, tecnologia da informação, entre outros. As mulheres que demonstrarem interesse, posteriormente, serão contatadas para confirmação desse interesse e, aí sim, realização de matrícula.

Entre os cursos disponíveis, 29 no total, tem a opção de assistente administrativo, auxiliar de cozinha, técnicas de confeitaria, barbeiro, cabeleireiro, ferramentas de marketing digital, programador web, administrar de redes, entre outros. São cursos variados, com carga horária que variam entre 10h e 240 horas/aula.

"O Senac MS tem a grata satisfação de participar de um projeto como este, com essa magnitude, e que vai proporcionar qualificação profissional a mulheres em situação de vulnerabilidade. Entendemos a importância do nosso papel na sociedade, na reinserção ou até mesmo na introdução dessas mulheres, muitas delas chefe de família, no mercado de trabalho ou no segmento do empreendedorismo”, afirma o diretor do Senac MS, Vitor Mello.

Confira a programação do evento:  programacao-caravana-brasil-pra-elas.macao-caravana-brasil-pra-elas.